Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030889
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, R. de A.
GALLO, J.
CARVALHO, E. J. M.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
SILVA, H. P. da
SANTOS, D. B. dos
Additional Information: Renata de Andrade Coelho, CEULS/ULBRA; JULIANO GALLO, CEULS/ULBRA; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; Henrik Prudente da Silva, CEULS/ULBRA; Darlisson Bentes dos Santos, CEULS/ULBRA.
Title: Disponibilidade de P no solo e na solução do solo em diferentes tipos de uso na região do planalto santareno no ano de 2012.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Análises de Fósforo.
Description: A solução do solo é um sistema heterogêneo aberto, permitindo a ocorrência de trocas de matéria e energia com as fases sólidas e gasosas. A composição da solução do solo depende destas trocas, nas quais estão envolvidas diversas reações químicas. Desta maneira, a solução contém água, gases, elementos minerais e orgânicos dissolvidos. A disponibilidade de Fósforo (P) no solo e na solução do solo representa uma transferência desse nutriente para a planta, independentemente do tipo de uso do solo. O objetivo desse estudo foi analisar a disponibilidade de P na solução do solo e no solo, no ano de 2012, na região do ?Planalto santareno?, em Santarém/PA, em quatro diferentes tipos de uso e em diferentes profundidades. Para a coleta da solução do solo utilizou-se 48 lisímetros, instalados em quatro profundidades distintas sendo 0,1, 0,2, 0,4 e 0,9m sendo, uma área cultivada com milho, uma com mandioca, uma área de pousio com vegetação secundária em estágio de regeneração (capoeira) e a última área cultivada com soja. Os resultados obtidos mostram que a disponibilidade de P na solução do solo é inferior ao fósforo extraído do solo.
Thesagro: Solução do Solo.
Data Created: 2015-12-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1059.pdf549,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace