Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031190
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENDES, A. M. S.
OLSZEVSKI, N.
CUNHA, T. J. F.
GIONGO, V.
MELO, S. B. de
ARCOVERDE, S. N. S.
Additional Information: ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; NELCI OLSZEVSKI, UNIVASF; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; STEFESON BEZERRA DE MELO, Universidade Federal Rural do Semiárido; SÁLVIO NAPOLEÃO SOARES ARCOVERDE, Doutorando da Universidade Federal da Grande Dourados.
Title: Identificação de indicadores de qualidade química de solos utilizando análise estatística multivariada.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Indicadores químicos
Análise fatorial
Análise de agrupamento
Qualidade química do solo
Description: O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade química do solo sob uso agrícola e sob caatinga no município de Sobradinho ? BA, empregando-se, como ferramenta, a estatística multivariada por meio da análise fatorial. Foram selecionadas 4 propriedades rurais no município de Sobradinho ? BA. Em cada propriedade foram coletadas amostras de solos nas profundidades 0,00?0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m tanto na área agrícola como na área de Caatinga. Determinaram-se as seguintes características químicas: pH, CE, MO, P, K, Ca, Mg, Na, Al, H+Al, Cu, Zn, Fe e Mn. A partir desses dados calcularam-se as variáveis: SB, CTC, PST, m e V. Os dados foram submetidos às análises de agrupamento e fatorial. Observaram-se, para as duas áreas em estudo, que cerca de 80% da variância total foi explicada pelo modelo composto de quatro e três fatores, para as áreas de Caatinga e uso agrícola, respectivamente. A disponibilidade de nutrientes e os teores de MO foram consideradas como componentes de antropização mais importantes para explicar a qualidade dos solos na área de estudo. Pela análise de agrupamento, o uso conjunto das variáveis que compõem os fatores 1 e 2 permitiu a melhor distinção do uso do solo entre as propriedades. Em geral, o uso agrícola diminuiu a qualidade química do solo quando comparado com o da Caatinga.
Thesagro: Solo
NAL Thesaurus: Soil
Data Created: 2015-12-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tony32015.pdf218,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace