Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032616
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANGELO, P. C. da S.
CARLI, J. R. de
DOMIGHETI, T. C.
BARTELEGA, L.
MORAES, A. R.
SILVA JUNIOR, A. A. da
BUENO, I. F.
CARVALHO, C. H. S. de
PAIVA, R. N.
MATIELLO, J. B.
Additional Information: PAULA CRISTINA DA SILVA ANGELO, SAPC; JULIANO R. DE CARLI, Bolsista SAPC Fundação Procafé; TIAGO C. DOMINGHETI, Bolsista SAPC na Fudação Procafé; LUCAS BARTELEGA, Bolsista SAPC na Funação Procafé; ANDRÉ REIS MORAES, Bolsista SAPC Fundação Procafé; ALVIMAR ANTONIO DA SILVA JÚNIOR, Estagiário na Fundação Procafé; IRAN FERREIRA BUENO, Bolsista Fundação Procafé; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; RODRIGO N. PAIVA, Fundação Procafé; JOSÉ BRAZ MATIELLO, Fundação Procafé.
Title: Soma térmica x proporção de frutos verdes em plantas de cafeeiro como métodos para classificá-los quanto à duração do ciclo reprodutivo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 41., 2015, Poços de Caldas. Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia: trabalhos apresentados. Varginha: Fundação Procafé, 2015 417 p.
Pages: p. 339.
Language: pt_BR
Keywords: Característica agronômica.
Description: Neste trabalho comparamos duas metodologias úteis para classificar genótipos de cafeeiro quanto à duração do ciclo de maturação dos frutos, sendo 1) a soma térmica do período compreendido entre a abertura de duas floradas principais (29 de setembro e 2 de novembro de 2014) e o aparecimento de frutos cereja e 2) a proporção de frutos verdes contra frutos em outros estádios de maturação observados aos 240 dias após a abertura da primeira florada. A soma térmica foi calculada para os genótipos Arara, Sabiá e Siriema e a proporção de frutos verdes x frutos em outros estádios de maturação para estes mesmos três genótipos e o Catucaí Amarelo 24-137, o Acauã Novo, Palma 3, Catucaí 785-15, Catuaí Vermelho 144. O experimento está instalado na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Varginha ? MG, sob tratos culturais convencionais. Para cada genótipo existem seis plantas por bloco e quatro blocos (repetições). Foram avaliadas as quatro plantas centrais de cada parcela. Quatro ramos no terço médio e quatro ramos do terço inferior de cada planta foram marcados na época da primeira florada (29 de setembro de 2014).
Thesagro: Café
Genotipo
Fruto
Maturação.
Data Created: 2015-12-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Somatermicaxproporcao.pdf154,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace