Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032843
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ABREU, L. S. de
SANTOS, A. da S. dos
WATANABE, M. A.
Additional Information: LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; AMAURY DA SILVA DOS SANTOS, CPATC; MARIA AICO WATANABE, CNPMA.
Title: Agricultores familiares da região sul da amazônia brasileira: uma contribuição à crise ecológica global.
Publisher: In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGIA, 5., 2015, La Plata. La agroecologia in nuevo paradigma para redefinir la investigacion. la educacion y la extension para una agricultura sustentable: memorias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2015.
Language: pt_BR
Description: Poucos estudos têm analisado o papel da população amazônica para a conservação ecológica da biodiversidade e para a redução dos efeitos da crise ecológica global. Esse estudo aborda experiências com Sistemas Agroflorestais (SAFs) desenvolvida pela Associação de Produtores Alternativos (APA), em Ouro Preto do Oeste - RO. O objetivo foi o de verificar se é possível conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento da agricultura familiar no sul da Amazônia. A hipótese é que a agrobiodiversidade associada aos sistemas agroflorestais contribui para a minimização da crise ambiental global. Essa afirmação se contrapõe ao velho diagnóstico de culpar os agricultores menos favorecidos economicamente pela destruição de florestas. O estudo documentou cultivos agroflorestais conduzidos por produtores familiares que contribuem para preservação da floresta e que são ao mesmo tempo produções utilizadas na alimentação. Entre 2008 e 2010 ocorreram problemas com a gestão financeira e ética da APA. No entanto, essa experiência social associada aos SAFs, contribuiu fortemente para o estabelecimento de uma convivência harmônica com a natureza e para a construção da identidade ecológica local, além disto, gerou segurança alimentar aos produtores familiares. Os obstáculos experimentados pela organização não anularam o sucesso da experiência com SAFs e representa simbolicamente uma resposta local à crise ecológica global contemporânea.
Thesagro: Ecologia
Biodiversidade
Agricultura Familiar.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2016-01-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
B43231.pdf239,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace