Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033006
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: CAPISTRANO, M. da C.
Additional Information: Márcia da Costa Capistrano, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Fatores determinantes na fertilidade dos gametas e conservação de pólens do amendoim forrageiro (Arachis pintoi) no Acre.
Publisher: 2015.
Pages: 98 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientação: Vanderley B. dos Santos; Co-orientação: Patrícia Silva Flores.
Keywords: Leguminosas forrajeras
Amendoim forrageiro
Forage peanut
Cacahuetes forrajeros
Reproducción de las plantas
Aclimatación
Factores ambientales
Pollen analysis
Análisis del polen
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Description: O amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krapov. & W. C. Greg.) é uma das leguminosas forrageiras que vem sendo bastante utilizada para a recuperação de pastagens degradadas. Apesar das vantagens do seu uso, problemas reprodutivos têm sido apontados como responsáveis pela baixa produção de sementes, resultando em alto custo no mercado, além de limitar a obtenção de híbridos em programas de melhoramento genético. Neste sentido, são necessárias informações sobre a biologia reprodutiva do A. pintoi para garantir o sucesso nas hibridações. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento reprodutivo de A. pintoi nas condições edafoclimáticas do estado do Acre, no que se refere à viabilidade do pólen e receptividade do estigma ao longo do dia, bem como técnicas de armazenamento e, assim, aumentar a eficiência das hibridações no programa de melhoramento genético do amendoim forrageiro. O experimento foi realizado na Embrapa Acre, utilizando genótipos de A. pintoi pertencentes ao seu Banco Ativo de Germoplasma. Foram estabelecidas metodologias para a determinação de viabilidade do pólen e receptividade do estigma ao longo do dia. A germinabilidade polínica foi determinada com diferentes concentrações de sacarose (0, 100, 200, 300 e 400 g.L -1) e ácido bórico (0, 25, 75 e 100 mg.L -1) suplementado com sais do meio Niles e Quesenberry. Após a definião do meio de cultura adequado, foram testadas as temperaturas de incubação de 25, 30, 35 e 40º C. A viabilidade polínica foi avaliada por meio dos testes colorimétricos utilizando os corantes: TTC - Trifeniltetrazólio, MTT - 2,5 difeniltetrazólio bromide, Alexander, Baker, Carmim acético glicerinado, Sudan IV e Lugol. A eficiência dos reagentes empregados na determinação da receptividade dos estigmas foi avaliada utilizando-se peróxido de hidrogênio (3%), peroxtesmo e solução de Baker. Após, foi verificado o período de maior fertilidade em oito acessos de A. pintoi pertencentes ao BAG. Para a avaliação das necessidades térmicas de armazenamento do pólen, foram testadas as seguintes temperaturas: 33, 20, 10 e -22º C, em ambientes com e sem sílica gel, durante 10 semanas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Nos testes colorimétricos, a comparação de médias foi realizada pelo teste de Dunnet a 5% de probabilidade. Os efeitos das concentrações de sacarose, ácido bórico, do tempo na viabilidade polínica e armazenamento de pólens foram demonstrados por análise de regressão. Para a análise os dados de porcentagem foram transformados para raiz quadrada de x + 1. Verificou-se que os meios de cultura que promovem maior porcentagem de germinação in vitro de pólen de A. pintoi são o MTT e o Baker. A temperatura de armazenamento de pólens que possibilita maior longevidade é a de -22º C. A viabilidade e a germinabilidade polínica decrescem no decorrer do dia.
Thesagro: Pastagem
Leguminosa Forrageira
Reprodução
Aclimatação
Condição Ambiental
Pólen
Estigma
NAL Thesaurus: Arachis pintoi
Forage legumes
Plant reproduction
Acclimation
Environmental factors
Stigma
Data Created: 2016-01-05
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25847.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace