Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033366
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BEDENDO, G. C.
KUNZ, A.
SUZIN, L.
BORTOLI, M.
Additional Information: GIZELLE CRISTINA BEDENDO, CNPSA; AIRTON KUNZ, CNPSA; LIDIMARA SUZIN, UEPr; MARCELO BORTOLI, UTFPR.
Title: Caracterização de fosfato de cálcio recuperado quimicamente a partir de efluentes da suinocultura.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS, 4., 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Brasília: Embrapa, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Remoção de fósforo
Cal hidratada
Efluentes suinícolas
Description: A suinocultura é uma das atividades da cadeia pecuária com maior expressão no Brasil. No entanto, é apontada como uma das principais responsáveis por impactos ambientais, que ganham escala devido a crescente demanda por proteína animal, o que tem aumentado a concentração da produção em áreas menores, produzindo um grande volume de dejetos com elevada concentração de nutrientes, principalmente de fósforo e de nitrogênio. Quando a produção destes efluentes excede a demanda local para uso como fertilizantes, e então, não manejados e tratados de forma correta, podem representar uma ameaça para os recursos naturais, à saúde animal e humana. Além disso, estudos apontam para um esgotamento das fontes de fósforo, necessitando de novas estratégias para recuperação e reutilização deste nutriente. Dentro desse contexto, com o intuito de mitigar os dois principais problemas que envolvem o fósforo, os processos para sua remoção em efluentes suinícolas têm sido amplamente estudados, sendo a precipitação físico-química a que tem ganhado maior atenção devido ao baixo custo e a alta eficiência do processo. Desta forma, este trabalho teve por objetivo a caracterização físico-química do fosfato de cálcio recuperado a partir de um processo de precipitação, pós tratamento biológico de efluentes suinícolas, utilizando-se hidróxido de cálcio.
Data Created: 2016-01-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final7737.pdf768,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace