Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035706
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRINHO, V. S.
ANDRADE, C. A. de
COSCIONE, A. R.
SILVEIRA, M. L.
PIRES, A. M. M.
MILORI, D. M. B. P.
CAMARGO, O. A. de
Additional Information: VICTOR SANCHES RIBEIRINHO, IAC; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA; ALINE RENEE COSCIONE, IAC; MARIA LUCIA SILVEIRA, University of Florida; ADRIANA MARLENE MORENO PIRES, CNPMA; DEBORA MARCONDES BASTOS P MILORI, CNPDIA; OTAVIO ANTONIO DE CAMARGO, IAC.
Title: Humificação da matéria orgânica do solo em função da adição de lodo de esgoto em longo prazo.
Publisher: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 11., 2015, São Carlos. Substâncias húmicas e matéria orgânica natural: ciência e tecnologia: livro de resumos... São Carlos: IHSS; IQSC, 2015. 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Biossólido
Fluorescência Induzida por Laser
Fracionamento da matéria orgânica
Carbono orgânico
Lodo de esgoto
Description: Resumo: A adição contínua de lodo de esgoto no solo agrícola pode resultar em alterações na quantidade e qualidade da matéria orgânica do solo (MOS) O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da adição de doses de lodo de esgoto em longo prazo no grau de humificação e recalcitrância da matéria orgânica do solo por meio de Fluorescência Induzida por Laser (FIL) e fracionamento químico-físico e comparar as referidas técnicas. Foram coletadas amostras de solo (camadas 0-5 e 5-10 cm) em experimento de campo onde foram realizadas seis aplicações sucessivas de lodo de esgoto, seguidas de oito anos sem adição do resíduo. Utilizaram-se seis tratamentos: controle (0R), adubação mineral (NPK), dose de lodo recomendada (1R) e seus múltiplos 2R, 4R e 8R, em blocos ao acaso, com três repetições. Nestas amostras, determinaram-se os teores totais de carbono (C), grau de humificação (HFil), e as frações físicas da MOS com posterior determinação do C nestas. O aumento da dose de lodo de esgoto aplicada em longo prazo no solo resultou na redução do grau de humificação da MOS, tanto com o uso da técnica HFil como via fracionamento físico da matéria orgânica. A similaridade das duas técnicas foi confirmada por meio da correlação obtida entre os resultados de HFil e a proporção de carbono nas frações mineral e particulada da matéria orgânica.
Thesagro: Adubo de esgoto
Lodo residual
Matéria orgânica
NAL Thesaurus: Biosolids
Sewage sludge
Organic matter
Humic substances
Data Created: 2016-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015AA32.pdf350.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace