Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036451
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FONSECA, K. de O.
GONCALVES, A. C. da S.
SILVA, L. L. R. da
SANTOS, R. M. dos
BALDERRAMAS, A. J. P.
PAULA, M. T. de
Additional Information: Katherine de Oliveira Fonseca, IBAMA; AURIANE CONSOLACAO DA S GONCALVES, CPATU; Luciene Lopes Ramos da Silva, GRADUANDA UFPA; Rosenildo Marques dos Santos, SESI-PA; Antônio Jorge Passos Balderramas, IBAMA; Manoel Tavares de Paula, UEPA.
Title: Análise econômica de investimentos em sistema agroflorestal no assentamento dos trabalhadores rurais Expedito Ribeiro, município de Santa Bárbara-PA.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 4., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2015.
Pages: v. 2, p. 426-436.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema Agroflorestal
Viabilidade Econômica.
Description: O aumento da necessidade humana por alimentos e o dever de preservar o meio ambiente trouxeram como alternativa o sistema de produção agrícola conhecido como sistema agroflorestal ou (SAF), o qual se caracteriza pela técnica de combinação de espécies florestais com culturas agrícolas, atividades pecuárias ou ambas. Os SAFs apresentam vantagens ecológicas e reduzem o risco de investimento em uma só cultura, porém estes representam uma atividade complexa que demonstra tantos riscos e incertezas como outras atividades agrícolas e florestais. Visando analisar a viabilidade econômica e os possíveis riscos de investimento no sistema de produção agroflorestal implantado no assentamento Expedito Ribeiro, no Município de Santa Bárbara-PA, o presente trabalho propõe o estudo do perfil econômico deste SAF durante o horizonte de planejamento de vinte e cinco anos. Para a determinação dos custos dos fatores de produção dos sistemas e da rentabilidade, foram utilizados os seguintes indicadores econômicos: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Relação Custo-benefício (Rb/c) e Ponto de Equilíbrio (PE). Nos resultados obtidos, observou-se que para todos os indicadores de viabilidade econômica estudados, os resultados foram considerados satisfatórios, o que demonstra que as espécies florestais e frutíferas cultivadas, bem como a forma de manutenção e comercialização implantadas no SAF, irão, em um horizonte de planejamento de vinte e cinco anos, proporcionar uma rentabilidade aos produtores do assentamento Expedito Ribeiro, que além de satisfazer suas necessidades elementares, terão melhores condições de vida.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2016-02-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v2p426.pdf12,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace