Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038450
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORAES, D. A. C.
SPADOTTO, C. A.
ZIMBACK, C. R. L.
Additional Information: CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGTE.
Title: Simulação estocástica na determinação do cenário crítico da concentração estimada de Tebuthiuron na água subterrânea.
Publisher: IV Simpósio de Geoestatística em Ciências Agrárias. Botucatu: Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP), 2015.
Pages: p. 1-6
Language: pt_BR
Keywords: Defensivos Agrícolas
Recursos Hídricos
Simulação Gaussiana Sequencial
Description: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação da Simulação Gaussiana Sequencial (SGS) para determinar o cenário crítico da concentração estimada do Tebuthiuron na água subterrânea e compará-la com o padrão de potabilidade. Para tanto, foi considerada uma malha irregular, em uma bacia hidrográfica, composta de 100 amostras com atributos climáticos, do solo (profundidade de 0 - 20 cm e 20 - 40 cm) e do corpo de água subterrâneo. Também foram consideradas as propriedades do Tebuthiuron. Os valores das amostras foram inseridos no software ARAquá para a obtenção das concentrações estimadas do Tebuthiuron na água subterrânea. Com isso, foi realizada a análise estatística e variográfica, validação cruzada e os procedimentos da SGS. O número de realizações na SGS foi de 100. O cenário crítico obtido pela SGS mostrou que a maior concentração estimada do Tebuthiuron na água subterrânea foi de 3,36 ug.L - 1, não excedendo o valor para o padrão de potabilidade em toda área de estudo.
Data Created: 2016-02-24
ISSN: 2236 - 2118
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimposioGeo2015SimulacaoEstocastica.pdf485,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace