Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038450
Título: Simulação estocástica na determinação do cenário crítico da concentração estimada de Tebuthiuron na água subterrânea.
Autoria: MORAES, D. A. C.
SPADOTTO, C. A.
ZIMBACK, C. R. L.
Afiliação: CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGTE.
Ano de publicação: 2015
Referência: IV Simpósio de Geoestatística em Ciências Agrárias. Botucatu: Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP), 2015.
Páginas: p. 1-6
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação da Simulação Gaussiana Sequencial (SGS) para determinar o cenário crítico da concentração estimada do Tebuthiuron na água subterrânea e compará-la com o padrão de potabilidade. Para tanto, foi considerada uma malha irregular, em uma bacia hidrográfica, composta de 100 amostras com atributos climáticos, do solo (profundidade de 0 - 20 cm e 20 - 40 cm) e do corpo de água subterrâneo. Também foram consideradas as propriedades do Tebuthiuron. Os valores das amostras foram inseridos no software ARAquá para a obtenção das concentrações estimadas do Tebuthiuron na água subterrânea. Com isso, foi realizada a análise estatística e variográfica, validação cruzada e os procedimentos da SGS. O número de realizações na SGS foi de 100. O cenário crítico obtido pela SGS mostrou que a maior concentração estimada do Tebuthiuron na água subterrânea foi de 3,36 ug.L - 1, não excedendo o valor para o padrão de potabilidade em toda área de estudo.
Palavras-chave: Defensivos Agrícolas
Recursos Hídricos
Simulação Gaussiana Sequencial
ISSN: 2236 - 2118
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SimposioGeo2015-SimulacaoEstocastica.pdf485,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace