Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040377
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOURSCHEIDT, M. L. B.
PEREIRA, D. H.
PINA, D. dos S.
SILVA, N. M. F. da
SCHROEDER, A. C.
JESUS, A. M. de
MOMBACH, M. A.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: MAIRA LAÍS BOTH BOURSCHEIDT, UFMT; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT; DOUGLAS DOS SANTOS PINA, UFMT; NÁGELA MARIA FAUSTINO DA SILVA, UFMT; ALECIO CARLOS SCHROEDER, UFMT; ALDEMAR MARQUES DE JESUS, UFMT; MIRCÉIA ANGELE MOMBACH, UFMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Microbiologia de silagem de capim elefante com adição ou não de inoculante e diferentes níveis de inclusão de melaço de soja.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015. ZOOTEC.
Language: pt_BR
Keywords: Forrageira
Description: A produção de silagem é uma das formas de conservação de forragem de importância na sustentabilidade dos sistemas de produção de ruminantes. Objetivou-se avaliar o efeito do uso de inoculante microbiano e de diferentes níveis de inclusão de melaço de soja (MLS) 0, 4, 8, 12 e 16%, sobre populações microbianas em silagem de capim elefante. O material foi ensilado em mini silos experimentais de PVC (0,1 m de diâmetro e 0,35 m de comprimento), providos de válvulas do tipo Bunsen. O experimento foi conduzido em esquema fatorial (2 x 5) segundo o delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições por tratamento. Foi observado efeito de interação entre os níveis de inclusão de melaço de soja e a utilização ou não de inoculante ênzimo-microbiano sobre os valores de bactéria ácido-lática (BAL), enterobactéria (ENT) e levedura (LEV). A concentração de BAL com inoculante (pontos mínimos de 7,52% de MLS e 3,89 log UFC/g de silagem), ENT com inoculante (pontos máximos de 7,22% de inclusão de MLS e 4,89 log UFC/g) e LEV com e sem inoculação (ponto de máximo de 5,88% de MLS e 4,74 log UFC/g e mínimo de 6,38% de MLS e 4,09 log UFC/g, respectivamente) foram influenciadas de forma quadrática pelos níveis de inclusão de melaço de soja.
Data Created: 2016-03-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015cpamtpedreiramicrobiologiasilagemcapimelefante.pdf607,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace