Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041307
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OKADA, A. S.
WRUCK, D. S. M.
RODRIGUES, B. R. A.
ZINI, V. V.
RODRIGUES, C. P.
FALEIRO, V. de O.
RONCATTO, G.
FERREIRA, A.
Additional Information: ANTONIO S. OKADA, UFMT; DULANDULA SILVA MIGUEL WRUCK, CPAMT; BRUCE R. A. RODRIGUES, UFMT; VINÍCIUS V. ZINI, UFMT; CAROLINA P. RODRIGUES, UFMT; VALERIA DE OLIVEIRA FALEIRO, CPAMT; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Title: Estudo da densidade populacional de bactérias em solos cultivados com maracujá.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 4., 2015, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2015.
Pages: p. 50-53
Language: pt_BR
Description: As avaliações de densidades e diversidades populacionais bacterianas no solo têm uma grande importância na identificação de fatores que influenciam o equilíbrio microbiológico, relacionadas à diversidade de grupos e espécies de microrganismos. A densidade da população de microrganismos específicos pode ser estimada por meio de atributos que os microrganismos apresentam, e que possibilitam a sua diferenciação dos demais. PEREIRA et al., (2000). A diversidade é um índice que leva em consideração as variáveis: riqueza de espécies e equitabilidade (ODUM, 1993). Segundo Jesus et al. (2005), existem técnicas que levam em consideração a avaliação das características culturais morfológicas para a identificação de novos grupos taxonômicos. Técnicas ou procedimentos que permitam a detecção e quantificação de bactérias em solos, como é o caso de isolamentos em meios de cultura, podem ser utilizadas como ferramentas no melhor entendimento de interações microbianas (MACIEL et al. 2004). Uma dessas estratégias é a utilização de diluições seriadas da suspensão do solo, seguido por cultivo e contagens das Unidades Formadoras de Colônias (UFC) em placas de Petri com meio TSA, que possibilita formação de colônias individualizadas no meio de cultura (ABELHO, 2012).
Thesagro: Maracujá
Solo
Data Created: 2016-03-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015cpamtdulandula4JCEA50.pdf275,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace