Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042341
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: RIBEIRO, H. L. C.
SANTOS, C. A. F.
DINIZ, L. da S.
NASCIMENTO, L. A. do
NUNES, E. D.
Additional Information: HUGO LEONARDO COELHO RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE FEIRA DE SANTANA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; LAERTE DA SILVA DINIZ; LAYANA ALVES DO NASCIMENTO; EDNA DEODATO NUNES.
Title: Phenotypic correlations and path analysis for plant architecture traits and grain production in three generations of cowpe.
Publisher: Revista Ceres, Viçosa, MG, v. 63, n. 1, p. 33-38, jan./fev. 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Porte da planta
Feijão caupi
BRS Carijó
BR14 Mulat
Plant habits.
Description: O objetivo desse trabalho foi analisar correlações fenotípicas e análise de trilha de caracteres relacionados à arquitetura da planta, precocidade e produção de grãos em gerações F2, RC1 e RC2, provenientes do cruzamento entre as cultivares de feijão caupi BRS Carijó e BR14 Mulato. A maioria das correlações fenotípicas dos caracteres avaliados foi concordante em significância, com valores aproximados nas gerações avaliadas. Para o caráter peso de grãos, foram observadas correlações fenotípicas significativas e positivas nas três gerações apenas com o caráter número de ramos secundários. Os valores dos efeitos diretos concordaram com os valores das correlações fenotípicas, indicando verdadeira associação entre os caracteres avaliados com peso de grãos. A análise de trilha indicou que a seleção de plantas produtivas resultará em plantas precoces e de maior número de ramos secundários. Em F2, plantas com menor comprimento de ramo principal e comprimento de ramos secundários poderão ser obtidas. O modelo causal explicou de 15 a 30% da variação total de peso de grãos em relação aos caracteres avaliados. As análises indicaram a possibilidade de selecionar plantas com maior produção de grãos, precoces, com menor comprimento de ramos primários e menor número nós, que são variáveis importantes para a colheita mecânica ou semi-mecânica.
Thesagro: Feijão
Variedade
Colheita Mecânica
Cruzamento
Vigna Unguiculata.
NAL Thesaurus: Mechanical harvesting.
Data Created: 2016-04-01
ISSN: 2177-3491
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarlosArtigoCeres630100033.pdf151,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace