Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048307
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRITO, R. R. de
FILGUEIRAS, R.
SANTOS, J. E. O.
LEDA, V. C.
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
ZIMBACK, C. R. L.
Additional Information: Ramilos Rodrigues de Brito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCA, Botucatu, SP, ramilos@hotmail.com; Roberto Filgueiras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCA , Botucatu, SP, betofilgueiras@gmail.com; Jannaylton Éverton Oliveira Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCA, Botucatu, SP, eng.js@hotmail.com.br; Victor Costa Leda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCA, Botucatu, SP, victorleda@gmail.com; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; Célia Regina Lopes Zimback, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCA, Botucatu, SP , czimback@gmail.com.
Title: Índices de vegetação SAVI, NDVI e temperatura de brilho na caracterização da cobertura vegetativa do Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí - DITALPI.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO - SBSR, 17., 2015, João Pessoa. Anais... [São José dos Campos]: INPE, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Monitoramento agrícola
Agricultural monitoring.
Description: O uso de imagens de satélite é um dos caminhos mais econômicos e representativos do comportamento agrícola de uma propriedade, pois as informações contidas nas imagens orbitais fornecem respostas rápidas, confiáveis e essenciais para o mapeamento eficiente dessas áreas. Dentre as informações obtidas pelas imagens estão os índices de vegetação (IV), geralmente, a vegetação em bom desenvolvimento vegetativo absorve a radiação na região do visível para a realização a fotossíntese. A intensidade da resposta é mais relevante quanto mais desenvolvida estiver a planta, portanto, o IV reflete o estado de desenvolvimento da cultura, bem como a probabilidade de rendimento. Dentre os índices mais utilizados atualmente destaca-se o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), bastante utilizado nos estudos de caracterização e monitoramento da vegetação. Possui uma escala de variação linear entre ? 1 e 1, é indicador da quantidade e condição da vegetação, estando ligado diretamente ao tipo, a densidade e umidade da superfície. Huete (1988) propôs uma modificação do NDVI com intuito de minimizar os efeitos da variabilidade, do tipo e densidade da vegetação, criando assim o Índice de Vegetação ajustado ao Solo (SAVI). O objetivo do estudo é espacializar, gerar mapas temáticos, e verificar através dos IV?s as condições de cobertura vegetal dos solos no DITALPI, no ano de 2014, a partir de análises espectrais de imagens do satélite Landsat - 8, sensor OLI e TIRS, utilizando técnicas de sensoriamento remoto.
Thesagro: Sensoriamento remoto
Recurso hídrico
NAL Thesaurus: Remote sensing
Water resources.
Data Created: 2016-07-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IndiceVegetacaoSaviRamilos.pdf845.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace