Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1050534
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FELIX, G. A.
FIORANTI, M. C. S.
SILVA, M. C. da
MOURA, M. I. de
CASSANDRO, M.
TORMEN, N.
ABREU, U. G. P. de
PIOVEZAN, U.
Additional Information: GISELE APARECIDA FELIX, UFG; MARIA CLORINDA SOARES FIORANTI, UFG; MARCELO CORREA DA SILVA, UFGD; MARIA IVETE DE MOURA, UFG; MARTINO CASSANDRO, DAFNAE - Universidade de Padova; NICOLA TORMEN, UNIVERSIDADE DE PADOVA; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; UBIRATAN PIOVEZAN, CPAP.
Title: Identificação raças bovinas criadas no Brasil por meio de morfometria cuticular de pelos guarda.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 26., 2016, Santa Maria. Cinquenta anos de zootecnia no Brasil: anais. Santa Maria: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2016.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Notes: ZOOTEC 2016.
Keywords: Bos taurus taurus
Bos taurus indicus
Marcador racial
Recurso genético animal
Tricologia
Bovinos
Pelos.
Description: A análise tricológica é um método não invasivo com potencial para a identificação de mamíferos por meio das características microscópicas de seus pelos. Permite identificar e diferenciar amostras ao nível de Ordem, Família, Gênero, Espécie e até mesmo Subespécies em alguns grupos zoológicos. A caracterização morfométrica de estruturas da cutícula em pelos de animais de raças bovinas criadas no Brasil poderia indicar a possibilidade de uso desta técnica como marcador racial. Um total de 120 animais (machos e fêmeas), pertencentes às raças Caracu, Curraleiro Pé-Duro e Nelore, provenientes de rebanhos de diferentes regiões geográficas foi amostrado. Os dados de área e perímetro das escamas cuticulares foram submetidos à análise de variância, sendo o efeito de raça significativo (P<0,001) e as médias das variáveis estudadas significativamente diferentes entre as raças (P<0,05). A técnica tricológica apresentou elevada acurácia na diferenciação das raças bovinas estudadas. O método, que tem como característica baixo custo de execução, se mostrou como uma ferramenta de grande utilidade para identificação não invasiva de bovinos, com potencial de uso e aplicação para outras espécies de interesse para a pecuária.
NAL Thesaurus: Cattle
Hairs
Animal genetic resources
Data Created: 2016-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TricologiaZootec2016versaopublicada.pdf89,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace