Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1052636
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARDOSO, A. C. F.
OLIVEIRA, M. S. B.
NEVES, L. R.
TAVARES-DIAS, M.
Additional Information: ADRIELE C. F. CARDOSO, UNIFAP; MARCOS S. B. OLIVEIRA, UFOPA; LIGIA R. NEVES, UNIFAP; MARCOS TAVARES-DIAS, CPAF-AP.
Title: Diversidade e similaridade dos parasitos em Megalechis thoracata e Callichthys callichthys, Callichthyidae da Amazônia Oriental (Brasil).
Publisher: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14., 2016, Florianópolis. Avanços biotecnológicos na sanidade de organismos aquáticos: [anais]. Florianópolis: ABRAPOA: UFSC, 2016.
Language: pt_BR
Description: Em populações de peixes habitando um mesmo ambiente (simpatria) e que são ecologicamente similares e geneticamente relacionadas, aumenta a possibilidade dessas populações de hospedeiros apresentar uma similar estrutura e composição das comunidades de parasitos. Porém, as comunidades de parasitos são sistemas ecológicos altamente complexos e dinâmicos, resultantes da interação de diversos fatores bióticos e abióticos. No sistema do Rio Amazonas, Callichthys callichthys Linnaeus, 1758 e Megalechis thoracata Valenciennes 1840 (Callichthyidae) são onívoras, com dieta composta de vegetais, algas, insetos e detritos. Este estudo comparou a estrutura e composição das comunidades de parasitos dessas duas espécies de Callichthyidae coletados na bacia Igarapé Fortaleza, um tributário do Rio Amazonas, na região de Macapá, estado do Amapá. Dos 38 espécimes de C. callichthys (17,3 ± 1,3 cm e 94,2 ± 22,3 g) e 38 espécimes de M. thoracata (15,3 ± 1,1 cm e 68,5 ± 16,8 g), 44,7% e 36,8%, respectivamente, estavam infectados por uma ou mais espécies de parasitos, e um total de 447 parasitos foram coletados em ambos os hospedeiros. A similaridade entre as comunidades de parasitos das duas espécies de hospedeiros foi elevada (61%), uma vez que compartilharam Genarchella genarchella, larvas de Eustrogylides sp., Rhabdochona sp. e plerocercoides de Proteocephalidae e níveis de infecção similares. Porém, Posthodiplostomum sp. infectou somente C. callichthys, enquanto Gorytocephalus spectabilis infectou somente M. thoracata. Metacercária de Posthodiplostomum sp. foi o parasito dominante para C. callichthys e G. genarchella, para M. thoracata. A maioria das infracomunidades de parasitos apresentou padrão de dispersão agregada. A comunidade de parasitos mostrou predominância de endoparasitos e similar riqueza de espécies, índice de Shannon e equitabilidade entre C. callichthys e M. thoracata. A condição corporal de ambos os hospedeiros não foi influenciada pelo baixo parasitismo. Os resultados indicam C. callichthys e M. thoracata como hospedeiros intermediários ou paratênico dos endohelmintos encontrados. A variação na comunidade parasitária, entre hospedeiros simpátricos, provavelmente ocorreu pela distribuição destes no ambiente, estrutura genética e imunológica, bem como a composição de espécies de parasitos nas comunidades.
Thesagro: Parasito de animal
Hospedeiro animal
Data Created: 2016-09-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2016Diversidadeesimilaridadedosparasitos.pdf42,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace