Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053870
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PINHEIRO, C. C. C.
BENCHIMOL, R. L.
SILVA, C. M. da
SOUSA, I. A. L. de
SOUZA, F. R. S. de
CARVALHO, E. de A.
Additional Information: Cássia Cristina Chaves Pinheiro, BOLSISTA CNPQ; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; Carina Melo da Silva, BOLSISTA DOUTORANDA CAPES; Iêda Alana Leite de Sousa, ESTAGIÁRIA CPATU; FRANCISCO RONALDO SARMANHO DE SOUZA, CPATU; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, SIQ.
Title: Biocontrole in vitro de Colletotrichum graminicola, agente etiológico da antracnose foliar do milho.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Pages: p. 224-228.
Language: pt_BR
Keywords: Efeito inibitório.
Description: A antracnose foliar do milho, causada por Colletotrichum graminicola, é uma das principais doenças que incidem na cultura, sendo responsável por perdas elevadas de produtividade. O controle biológico utilizando microrganismos vem se tornando uma alternativa atraente para diminuir ou eliminar o uso de agroquímicos, tornando os alimentos mais saudáveis e com menor custo de produção. Nesse trabalho, objetivou-se avaliar in vitro o efeito inibitório de rizobactérias do gênero Bacillus e Pseudomonas contra C. graminicola, utilizando o método de pareamento de colônias. Discos de micélio do patógeno retirados da extremidade de colônias cultivadas em BDA foram colocados, individualmente, no centro de placas de Petri contendo meio de BDA, onde um círculo de crescimento bacteriano foi previamente traçado com bastão de vidro, acompanhando as bordas das mesmas. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos (quatro isolados e testemunha) e cinco repetições. Todos os isolados de rizobatérias demonstraram efeito antagônico significativo sobre o crescimento micelial de C. graminicola, quando comparados com o tratamento testemunha.
Thesagro: Antagonismo
Controle Biológico.
Data Created: 2016-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic2016p224.pdf419,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace