Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053871
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, I. A. L. de
BENCHIMOL, R. L.
SILVA, C. M. da
PINHEIRO, C. C. C.
SANTOS, A. K. A.
CARVALHO, E. de A.
Additional Information: Iêda Alana Leite de Sousa, Bolsista PET-Florestal; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; Carina Melo da Silva, BOLSISTA CAPES; Cássia Cristina Chaves Pinheiro, BOLSISTA CNPQ; Ana Karoliny Alves Santos, ESTAGIÁRIA CPATU; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, SIQ.
Title: Antagonismo in vitro de rizobactérias contra Bipolaris sp., agente etiológico de manchas foliares na cultura do milho.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Pages: p. 229-233.
Language: pt_BR
Keywords: Bacillus.
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial antagônico in vitro de rizobactérias contra Bipolaris sp., importante patógeno causador de manchas foliares na cultura do milho. O método adotado foi o de pareamento de colônias. No centro de placas de Petri contendo BDA e circundadas próximo à borda com as rizobactérias, foi depositado um disco de micélio do patógeno. Estas foram incubadas a 28 ± 2ºC, com fotoperíodo de 12h claro/escuro. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com seis tratamentos e cinco repetições. As avaliações do crescimento diamétrico (mm) foram diárias, sendo, posteriormente, calculado o Índice de Velocidade de Crescimento Micelial (IVCM), que foi comparado entre os tratamentos pelo teste de Scott-Knott (p-valor ≤ 0.05), utilizando-se o programa SISVAR, versão 5.6. As rizobactérias testadas apresentam mecanismos que inibiram o crescimento micelial in vitro de Bipolaris sp. O isolado P23 apresentou maior potencial de inibição contra o patógeno, diferindo estatisticamente de todos os tratamentos, apresentando potencial de utilização em futuros programas de controle biológico da mancha de Bipolaris do milho.
Thesagro: Zea Mays.
NAL Thesaurus: Pseudomonas.
Data Created: 2016-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic2016p229.pdf436,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace