Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053965
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, J. L. de S.
MOURA, E. F.
FARIAS NETO, J. T. de
SOUZA, F. I. B. de
GALVÃO, J. R.
Additional Information: Jonny Lucio de Sousa Silva, Bolsista de doutorado capes (UFRA); ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; JOAO TOME DE FARIAS NETO, CPATU; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; Jessivaldo Rodrigues Galvão, UFRA.
Title: Análise morfológica de raiz da mandioca em genótipos resistentes e suscetíveis a podridão mole.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Pages: p. 378-382.
Language: pt_BR
Keywords: Morfoanatomia
Melhoramento genético.
Description: O cultivo da mandioca tem um papel importante no Brasil, tanto como fonte de alimento, quanto como gerador de emprego e renda. A mandioca tem sua produção limitada pela incidência de doenças, como a podridão mole da raiz, que é uma doença limitadora. A obtenção de variedades resistentes é uma das formas de controle da doença e a identificação de características indicativas de resistência ao patógeno é uma ferramenta para auxiliar o melhoramento genético. O objetivo do trabalho foi verificar se características morfológicas do conjunto súber mais córtex da raiz de mandioca estão associados à resistência ou suscetibilidade à podridão mole. Foram avaliadas três variedades resistentes e cinco suscetíveis à doença. A coleta das amostras foi realizada no município de Igarapé-Açu no Estado do Pará. Foram realizadas medições súber+córtex e do xilema. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelos testes de Scott-Knot (p>0,05).
Thesagro: Mandioca
Podridão Mole.
Data Created: 2016-10-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic2016p378.pdf343,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace