Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058136
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRO, M. S. S.
LEHALLE, A. L. C.
COLAÇO, R. M. N.
SOUSA, C. L.
ABREU, L. F.
Additional Information: Maria S. S. Ribeiro, GRADUANDA UFPA; Ananda L. Carvalho LeHalle, GRADUANDA UFPA; Rafaella M. N. Colaço, GRADUANDA UFPA; C.L. Sousa, UFPA; LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU.
Title: Avaliação microbiológica de castanhas-do-brasil comercializadas na cidade de Belém-PA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25., 2016, Gramado. Anais... Gramado: SBCTA Regional, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Castanha-do-brasil.
Description: A castanha-do-brasil é uma oleaginosa amazônica com elevada riqueza nutricional e funcionalidades, sua microbiota natural aliada à produção extrativista, torna a castanha susceptível a diversas fontes de contaminação ao longo da cadeia produtiva. Desta forma, este estudo teve como objetivos a avaliação da contaminação natural de amostras de castanhas em Belém e região metropolitana. Para isto, foram analisadas 18 amostras, de 4 tipos de castanhas (sem casca, torradas, com casca e no ouriço), submetidas as contagens de mesófilas, bolores e leveduras e coliformes a 45ºC. Os resultados de mesófilas, bolores e leveduras e coliformes à 45ºC variaram, respectivamente, de 1,6x103 à >2,5x108 UFC/g; 2,5x102 à >7,5x108 UFC/g e <3 à 1,5x104 NMP/g, evidenciando elevados índices de contaminação que estão diretamente relacionados ao manejo da castanha. Portando, são necessários maiores cuidados higiênicos na cadeia produtiva da castanha assim como o desenvolvimento de técnicas que possibilitem a redução dos níveis de contaminação.
Thesagro: Contaminação
Qualidade.
Data Created: 2016-12-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016MicrobiologiaCastanha.pdf177,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace