Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058493
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, M. L. E.
GAMA, F. de C.
BARROS, C. N.
SANTOS, J. O.
MACEDO, A. T.
COELHO, R. S.
PACHECO, M. G.
PARANHOS, B. A. J.
Additional Information: MICHELE L. E. COSTA; FARAH DE CASTRO GAMA, CPATSA; CHRISTIANE N. BARROS, Agro Comercial Wiser Ltda; JÉSSICA O. SANTOS; ALINE T. MACEDO, Biofábrica Moscamed Brasil; ROSAMARA S. COELHO; MAYLEN G. PACHECO, CENA/USP; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA.
Title: Cera Trap® como atrativo para a coleta massal de Ceratitis capitata (Diptera:Tephritidae).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 26.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA, 9., 2016, Maceió. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Cera Trap®
Manejo integrado de pragas
Inseto estéril
Monitoramento
Moscas-das-frutas
Insect.
Description: Novas tecnologias são bem-vindas para integrarem o conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas no manejo integrado de pragas. Para moscas-das-frutas, mais especificamente para Ceratitis capitata, podem ser usados isca tóxica, controle cultural, controle biológico com parasitoides, fungos e outros, técnica do inseto estéril e, recentemente, tem sido avaliado atrativos para coleta massal. Esta última é muito simples, trata-se da distribuição de armadilhas feitas de garrafas Pet nos pomar es, contendo uma solução atrativa e com quatro perfurações de no máximo 1cm de diâmetro na parte superior, por onde as moscas, ao serem atraídas, entram e, como não conseguem sair, morrem afogadas. Apesar de simples, pode impedir proliferação da praga durante o amadurecimento dos frutos. A proteína hidrolisada de origem animal, Cera Trap, já gistrada pelo IBD aprovado de acordo com as normas/diretrizes para uso na produção orgânica, foi testada sob vários aspectos para verificar sua eficiência em campo. Entre outros, foram avaliados seu raio de atratividade, capacidade de captura, durabilidade de atração e tempo de evaporação. Nos experimentos de campo, cerca de 2,89% das moscas liberadas foram recapturadas nas armadilhas com Cera Trap. Destas, cerca de 35,63% delas foram atraídas até 5 m, seguido de 17,81; 20,78; 6,93; 6,93; 2, 97 e 8,91% de moscas recuperadas nas distâncias de 15, 25, 35, 45, 65 e 85 m do ponto de liberação, respectivamente. A diluição da proteína até 75% em água não diminui a atratividade da solução, mas favorece o aparecimento de fungos e a evaporação poderá ser mais rápida, sendo necessário o reabastecimento do atrativo em intervalos menores. Foi verificado também que garrafas Pets de 2L promovem o dobro da evaporação do produto em relação às Pets de 1L. Diante destes resultados, conclui-se que Cera Trap possui excelente atratividade para C. capitata e a densidade de armadilhas deve ser de 80 a 100 Pets de 1L/ha contendo 300 mL do atrativo e que este deverá ser reabastecido a cada 30-40 dias.
Thesagro: Controle biológico
Inseto
Ceratitis Capitata.
NAL Thesaurus: Biological control.
Data Created: 2016-12-13
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
588.pdf28,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace