Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058761
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ARAUJO, J. L. P.
RAMOS, G. A.
COSTA, A. G. F.
CORREIA, R. C.
Additional Information: JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; GILVAN ALVES RAMOS, CNPA; AUGUSTO GUERREIRO FONTOURA COSTA, CNPA; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA.
Title: Caracterização do custo e determinação do desempenho econômico de sistemas de produção de mamona na região de Irecê - BA.
Publisher: Revista Sodebras, v. 11, n. 132, p. 171-175, dez. 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Viabilidade econômica
Castor
Family farming.
Description: Este estudo teve o objetivo de fazer a caracterização dos custos e determinação da viabilidade econômico-financeira dos Sistemas de produção de mamona tradicionalmente explorado na microrregião baiana de Irecê e o recomendado pela pesquisa para a região em análise. Como a produtividade média do sistema de cultivo de mamona na região em foco é baixa (600 kg/ha), justifica-se a realização dessa pesquisa. Para a análise dos custos de produção da cultura utilizou-se o método de orçamentação parcial e para a determinação da rentabilidade da exploração dessa oleaginosa foram utilizados os seguintes indicadores de eficiência econômica: Renda Líquida (RL), Produtividade Total dos Fatores (PTF), Taxa de Retorno do Empreendedor (TER) e Ponto de Nivelamento (PN). E os seguintes indicadores de eficiência financeira: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM), Índice de Lucratividade (IL), Taxa de Rentabilidade (TR) e Payback Descontado (PD). Os resultados do estudo apontaram que a exploração da mamona através do manejo recomendado pela pesquisa melhora significativamente o desempenho econômico financeiro do sistema de cultivo dessa oleaginosa. Visto que, em todos os indicadores analisados os valores registrados são positivos e superam largamente os observados no manejo tradicional.
Thesagro: Mamona
Sistema de produção
Agricultura familiar
Planta oleaginosa
Ricinus Communis.
Data Created: 2016-12-15
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebert.pdf71,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace