Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058969
Title: Análise do transcriptoma de Fusarium decemcellulare agente causal do superbrotamento em guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis).
Authors: LOBO, I. K. C.
Affiliation: IGOR KELVYN CAVALCANTE LOBO, Orientador: Dr. Gilvan Ferreira da Silva, CPAA.
Date Issued: 2016
Citation: 2016.
Pages: 94 f.
Description: O guaraná da Amazônia é muito apreciado por suas propriedades medicinais e energéticas, sendo o Amazonas a segunda contribuição nacional na produção. Esta produção, entretanto, acaba sendo afetada por uma das principais doenças da cultura: o superbrotamento, que tem como agente causal o fungo Fusarium decemcellulare. Os sintomas da doença são: o superbrotamento de gemas, a hiperplasia e hipertrofia floral e as galhas do caule. Em diversos estudos, associa-se sintomas semelhantes aos do superbrotamento a uma produção, ou ainda modulação, do hormônio auxina por parte do patógeno. Assim, o objetivo deste trabalho foi de identificar genes de vias de síntese do hormônio auxina em Fusarium decemcellulare e analisar diferenças entre perfis transcriptômicos de isolados homotálicos e heterotálicos.
Thesagro: Doença de Planta
Fungo
Guaraná
Keywords: Transcriptoma
Superbrotameno
Language: Portugues
Notes: Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Dr. Gilvan Ferreira da Silva; coorientador: Dr. Michel Eduardo Beleza Yamagishi.
Type of Material: Teses
Access: openAccess
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao-Igor.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace