Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060552
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASSU, R. T.
SILVA, M. L. P. da
CORDEIRO, C. S.
FRANCISCO, V. C.
FLEMING, V. do N.
MARCONDES, C. R.
Additional Information: RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; Maria Lígia Pacheco da Silva, UNESP; Claudiney Soares Cordeiro, UNESP; Vanessa Cristina Francisco, UNESP; Vitória do Nascimento Fleming, UNICEP; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE.
Title: Aceitação sensorial da carne bovina fresca e maturada proveniente de animais da raça canchim.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25., 2016, Gramado, RS. Anais... Gramado, RS: SBCTA Regional, 2016.
Pages: p. 1-6.
Language: pt_BR
Keywords: Carne bovina.
Description: Dentre os atributos que valorizam a carne bovina, a qualidade sensorial é de grande importância para aceitação dos consumidores. A raça Canchim (bimestiço composto de 5/8 Charolês + 3/8 Zebu) tem sido utilizada para produção de carne bovina como raça pura bem como em cruzamento terminal. Este trabalho teve como objetivo determinar a aceitação sensorial da carne fresca ou maturada proveniente de animais da raça Canchim. Participaram do teste 130 provadores não treinados, sendo avaliados os atributos sabor, textura (maciez) e aceitação global. Não foram encontradas diferenças significativas (p>0,05) entre as carnes fresca e maturada para todos os atributos. As notas de aceitação de sabor variaram de 7,2 (maturada) a 7,4 (fresca); textura (maciez) de 7,0 (fresca) a 7,2 (maturada) e aceitação global foram idênticas (7,1) para os dois tratamentos. Os resultados demonstraram tanto a carne fresca como maturada proveniente de animais Canchim foram igualmente bem aceitas pelos consumidores.
Thesagro: Bovino
Consumidor
Maturação.
NAL Thesaurus: Meat aging
Data Created: 2017-01-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
296.pdf237,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace