Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060738
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: BENTO, G. F.
Additional Information: Gleice Fernanda Bento, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Desempenho agronômico, produção e qualidade dos frutos de abacaxizeiro cv. Rio Branco submetido a níveis de adubação com NPK.
Publisher: 2016.
Pages: 84 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientador: Romeu de Carvalho Andrade Neto.
Keywords: Ananas comosus cv Rio Branco
Piñas
Rendimiento de los cultivos
Calidad de la fruta
Colônia Bom Jesus
Senador Guiomard (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Description: Diversos fatores influenciam no desenvolvimento e produção do abacaxizeiro, tais como: condições edafoclimáticas, estágios de maturação, diferenças varietais, nutrição mineral das plantas. No Acre, carente de tecnologia de produção, fatores dessa natureza são ainda mais evidentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo, qualidade físico-química dos frutos e produção do abacaxizeiro cultivar Rio Branco sob influência de diferentes doses de adubação nitrogenada, fosfatada e potássica. O experimento foi conduzido na colônia Bom Jesus, em Senador Guiomard, distante 30km de Rio Branco, delineamento utilizado foi em blocos casualizados completos contendo 14 tratamentos com três repetições, onde foram distribuídos em matriz baconiana, determinada de forma aleatória em função da quantidade recomendada para a cultura, um dos nutrientes foi fornecido em quantidades variáveis, enquanto os demais foram mantidos em nível referencial. Utilizou-se mudas do tipo filhote da cv. Rio Branco e, aos 12 meses de plantio, foi realizada a indução floral com Etephon e coletadas plantas para avaliação do desenvolvimento vegetativo com as variáveis: altura da planta, número de flohas, comprimento e diâmetro da folha "D", comprimento e diâmetro do caule. As folhas "D" foram utilizadas para avaliação bromatológica dos teores foliares dos nutrientes. Aos dezessete meses, realizou-se a colheita dos frutos e posterior avaliação físico-química e de produção, com as variáveis: comprimento e diâmetro do fruto, massa do fruto, com e sem coroa e casca, firmeza da polpa, sólidos solúveis, acidez titulável, ratio, pH e rendimento do suco. A adubação com nitrogênio teve efeito significativo (p<0,05) nas variáveis firmeza da polpa e rendimento do suco. A adubação fosfatada obteve efeito significativo somente no rendimento do suco. Contudo, as variáveis altura da planta, comprimento da folha "D", diâmetro do caule e do fruto, massa do fruto, pH e produtividade tiveram significância para adubação potássica. O acúmulo de nutrientes na folha "D" apresentou variação. Nitrogênio, fósforo, enxofre e cobre foliar variaram em função da adubação nitrogenada; apenas o cobre foliar variou em função da adição de P no solo, e enxofre e cobre foliar tiveram variação em decorrência da adubação potássica. O potássio foi o nutriente mais requerido para desenvolvimento, produtividade e características de fruto.
Thesagro: Abacaxi
Ananas comosus
Fruto
Qualidade
Produção
Adubação
Npk
Rendimento
NAL Thesaurus: Fruit quality
Fruit growing
NPK fertilizers
Pineapples
Crop yield
Data Created: 2017-01-13
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26238.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace