Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060743
Título: Comparação de dois métodos para avaliação de índice de área foliar em cultivares de panicum maximum.
Autoria: CAVALLI, J.
ARAGÃO, L. S.
CARVALHO, P. de
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
Afiliação: JOSIANA CAVALLI, UFMT-SINOP; LIDIANY SAMPAIO ARAGÃO, UFMT-SINOP; PERIVALDO DE CARVALHO, UFMT-SINOP; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT-SINOP; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SIMPÓSIO DE PECUÁRIA INTEGRADA, 2., 2016, Sinop. Recuperação de pastagens: anais. Cuiabá: Fundação Uniselva, 2016. p. 214-215
Conteúdo: Os métodos utilizados para determinar o índice de área foliar (IAF) requerem destruição de amostras de tecido e muito trabalho no processo de sua obtenção, chamado IAF destrutivo. O recente desenvolvimento do medidor portátil de IAF (não destrutivo), que permite leituras instantâneas sem coleta ou remoção, surgiu como uma nova técnica para estimar essa variável. Objetivou-se com este experimento comparar as leituras do Ceptômetro (AccuPAR LP-80) com um integrador de área foliar (Ll-3000C). O experimento foi realizado na Embrapa Agrossil vi pastoril, em Sinop - MT, no biorna Amazônia. O período experimental foi de março/15 a março/16 com Panicum maximum cvs Quênia e Tamani. Para determinação do IAF destrutivo, as amostras foram retiradas do interior de três retângulos de amostragem de 1,0 m2, cortadas ao nível do solo em cada ciclo de pastejo. Essas amostras foram pesadas, sub-amostradas com aproximadamente 500g, levadas ao laboratório para separação manual nos componentes morfológicos folha (lamina foliar), colmo ( colmo e pseudocolmo) e material morto. A determinação do IAF foi realizada com auxilio de um integrador de área foliar (Ll-3000C). As medições de IAF não destrutivo foram feitas durante todas as rebrotações, iniciando imediatamente antes do pastejo seguinte. Foi utilizado o analisador de dossel ceptômetro (AccuPAR PAR/LAI modelo LP-80), que permite amostragens rápidas. A técnica combina medidas tomadas com o sensor acima do dossel com medidas tomadas sob o dossel próximas ao nível do solo. A partir dessas medidas, a inversão de um modelo de transferência de luz permite o cálculo do IAF. Foram tomados 20 pontos representativos da condição média do dossel em cada piquete nas condições de amostragem. As médias seguiram proporção de uma medida acima do dossel, para seis medidas abaixo do dossel. A análise dos resultados foi feita pela correlação entre os valores estimados pelo método padrão e os valores estimados pelo método proposto, baseando-se no indicador estatístico de Willmott (d). Os valores obtidos para "d" podem variar de O, para nenhuma concordância, a 1, para uma concordância perfeita. Quando avaliado a concordância entre os métodos, o valor obtido foi 0,93. Desta forma conclui-se que a utilização do ceptômetro (AccuPAR LP-80), apresenta boa precisão para avaliar o IAF, além das vantagens de maior rapidez, menor custo e de não implicar em destruição de folhas.
Thesagro: Panicum Maximum
Palavras-chave: Iaf
Ceptometro
Integrador
Notas: Editores técnicos: Dalton Henrique Pereira; Bruno Carneiro e Pedreira.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016cpamtpedreira2metodosavaliacaoindicefoliarcultivarpanicummaximum214.pdf741,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace