Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1066697
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: BASTOS, A. M.
LIMA, J. de F.
TAVARES-DIAS, M. T.
Additional Information: ARGEMIRO MIDONÊS BASTOS, IFAP; JO DE FARIAS LIMA, CPAF-AP; MARCOS TAVARES-DIAS, CPAF-AP.
Title: A influência do ciclo lunar na reprodução e tempo de incubação de ovos de macrobrachium amazonicum (decapoda:palaemonidae).
Publisher: In: BASTOS, A. M.; MIRANDA JÚNIOR, J. P.; SILVA, R. B. L. e. (Org.). Conhecimento e manejo sustentável da biodiversidade amapaense. São Paulo: Blucher, 2017. Cap. 8, p. 145-159.
Language: pt_BR
Description: O ciclo lunar tem efeito sobre o comportamento de camarões, mas pouco se conhece sobre essa influência na eclosão de larvas. Este estudo investigou o efeito das fases lunares na eclosão de larvas e no tempo de incubação de ovos de Macrobrachium amazonicum. De novembro a dezembro de 2014, foram observadas 155 fêmeas ovígeras. A eclosão de larvas ocorreu em 50% das fêmeas, com diferenças para o tempo médio de incubação. A maior quantidade de fêmeas com desova bem sucedida ocorreu na lua minguante (41%) e a menor na lua crescente (13%). O menor período de incubação foi para fêmeas isoladas na lua crescente (8,2 dias) e o maior na lua nova (11,5 dias), enquanto que para fêmeas agrupadas a média foi de 9,5 dias para o menor período de incubação. Conclui-se que a lua minguante influencia de forma positiva na desova bem sucedida, e o tempo de incubação dos ovos de M. amazonicum e a fertilidade são melhores na lua crescente.
Thesagro: Desova
Reprodução animal
Incubação
Data Created: 2017-03-10
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2017Ainfluenciadociclolunar.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace