Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067819
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, G. L. N.
ALVES, H. M. R.
VOLPATO, M. M. L.
HOYOS, J. M. A.
Additional Information: GUILHERME LEITE NUNES COELHO, EPAMIG; HELENA MARIA RAMOS ALVES, SAPC; MARGARETE MARIN LORDELO VOLPATO, EPAMIG; JULIÁN MAURICIO AGREDO HOYOS, GEOSOLOS/EPAMIG.
Title: Análise da característica e estrutura da paisagem do município de Espera Feliz - MG.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 13., 2016. Poços de Caldas. Inovações e Soluções Tecnológicas Sustentáveis: [anais.]. Poços de Caldas: GSC Eventos Especiais Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Muzambinho, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Fragmentação florestal
Ecologia da paisagem
Serra do caparaó
Mata atlântica
Description: A análise da configuração da paisagem contribui para avaliar os efeitos da fragmentação e auxilia no planejamento de pontos estratégicos para a conservação. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar e caracterizar a estrutura de fragmentos florestais do município de Espera Feliz, a fim de avaliar os efeitos da fragmentação florestal. Para isso, foi avaliado a configuração da paisagem através do software Fragstats. Para calcular as métricas da paisagem foi utilizada uma classificação da cobertura do solo mensurando parâmetros como área, forma, isolamento e densidade dos fragmentos. As métricas revelaram que os remanescentes de vegetação nativa correspondem a 23,55% da área total do município. A paisagem apresenta em média 1,25 fragmentos a cada 100 hectares; em geral esses fragmentos apresentam formas irregulares e um grau de isolamento médio de 280,89 m entre si. Esses resultados apontam a necessidade de medidas de conservação, pois fragmentos de forma irregular favorecem o efeito de borda e o isolamento interfere no fluxo gênico e na dispersão de espécies.
Data Created: 2017-03-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisedacaracteristicaeestruturadapaisagem.pdf873,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace