Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069661
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: ARANDAS, J. K. G.
Additional Information: Janaina Kelli Gomes Arandas.
Title: Etnozootecnia da raça ovina Morada Nova em seu centro de origem: história, critérios de seleção e sistema de produção.
Publisher: 2017.
Pages: 140 f.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Recife. Orientadora: Maria Norma Ribeiro, Coorientadores: Ângelo Giuseppe Chaves Alves, Olivardo Facó.
Keywords: Raça Morada Nova
Critério de seleção
Etnozootecnia
Origem da raça
Breeds (animals).
Description: Objetivou-se realizar um estudo etnozootécnico da raça ovina Morada Nova e seus mestiços no seu centro de origem, município de Morada Nova, estado do Ceará, no que diz respeito ao processo histórico de formação da raça, critérios de seleção locais adotados pelos criadores, bem como caracterizar o sistema de produção em que esses animais estão inseridos. A investigação do processo de formação da raça Morada Nova foi realizada com base em revisão de bibliografias e documentos históricos e, através da história oral com base nos depoimentos dos 'especialistas locais' (n=5), bem como por pessoas importantes nesse processo. Os dados utilizados para definição dos critérios de seleção e caracterização do sistema de produção foram obtidos a partir de entrevistas com criadores de ovinos Morada Nova (RMN) (n=13) e criadores de mestiços da raça (MMN) (n=48). As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e, após as transcrições foram submetidas à análise de conteúdo, destacando os aspectos mais significativos e relevantes das entrevistas. Além disso, parte dos dados foi submetida á estatísticas descritivas, univaridas e multivariadas. Através deste estudo, percebe-se a trajetória histórica da raça Morada Nova ao longo dos anos, desde primeiros relatos de Octávio Domingues aos últimos acontecimentos e, a importância dessa raça no seu centro de origem. Em relação aos critérios de seleção adotados, observou-se que criadores do grupo RMN utilizam critérios de seleção relacionados ao padrão racial, como a cor da pelagem. Em contraste, os criadores do grupo MMN utilizam critérios relacionados à produtividade na seleção dos animais, como a conformação corporal e a produção de leite. O sistema extensivo caracterizou-se como o mais usual nos dois grupos de criadores avaliados. A base da alimentação dos animais constituía-se de recursos da Caatinga e suplementação (milho e silagem de sorgo) nas épocas de baixa disponibilidade de alimento. O sistema de manejo diversificado (animais+cultivo) é o mais utilizado pelos criadores. Em geral, tanto os criadores de animais puros como criadores de animais mestiços da raça Morada Nova adotam medidas de manejo muitos semelhantes. Estas informações poderão ser úteis na definição de programas de desenvolvimento sustentável para a raça Morada Nova na região. A fim de minimizar erros nos programas de conservação melhoramento é importante envolver os criadores considerando as práticas
Thesagro: Caprino
Sistema de produção
Seleção genética
Genética animal
Melhoramento genético animal
Conservação
Raça
Historia.
NAL Thesaurus: Goats
Animal genetics
Selection criteria
Brazil
Animal breeding.
Data Created: 2017-05-16
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2017UPA.1.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace