Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071102
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTIN, D.
WENDLING, I.
BENEDETTI, E. L.
Additional Information: Delmar Santin, Cambona Consultoria e Treinamento Agroindustrial; IVAR WENDLING, CNPF; Eliziane Luiza Benedetti, Instituto Federal de SC.
Title: Técnica de propagação, procedência e fonte de nitrogênio na produtividade de erva-mate em sucessivas colheitas.
Publisher: In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 7.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ERVA-MATE, 3.; FEIRA DE TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA ERVATEIRA. 1., 2017. Erechim. Integrando ciência e tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva de erva-mate: anais. Erechim: URI, 2017.
Pages: p. 102-107.
Language: pt_BR
Keywords: Erva mate
Miniestaquia.
Description: A baixa produtividade e heterogeneidade da erva-mate comercial dos ervais brasileiros, atualmente, ainda é realidade. O plantio de ervais com mudas propagadas vegetativamente poderia minimizar esse problema. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da técnica de propagação de mudas e fontes de nitrogênio na produtividade e na relação entre massa verde e seca de erva-mate comercial, de um erval em quatro sucessivas colheitas. O plantio foi realizado em 2005 em São Mateus do Sul-PR, no espaçamento 1,2 m x 3,0 m com mudas propagadas por semente (SE) e miniestaquia (MI). Avaliou-se as procedências Bituruna (BI/MI), Cruz Machado (CM/MI), São Mateus do Sul (SM/MI e SM/SE); e as fontes de nitrogênio (N) nitrato de amônio (NA), sulfato de amônio (SA) e ureia (UR). Nas colheitas de 2012 e 2013 aplicou-se 130 kg ha-1 de N e, nas de 2015 e 2016, 300 kg ha-1 de N. Avaliou-se a produtividade de erva-mate comercial (ECOM= folhas+galhos finos) e a relação entre massas verde/seca (ECOM.V/S) nas idades de 6,5, 8,0, 9,5 e 11,0 anos. As colheitas foram realizadas com intervalo de 18 meses. Na idade de 11 anos a produtividade máxima e mínima de 32,8 e 23,1 t ha-1 de ECOM ocorreu, respectivamente, nas procedências de SM/MI e SM/SE. A produtividade de ECOM foi influenciada pelas fontes de N nas procedências BI/MI e SM/MI. A relação massa verde/seca de ECOM foi pouco influenciada pela idade do erval e fontes de N. Conclui-se que a propagação vegetativa de mudas estimula o aumento de produtividade de ECOM e a preferência de fontes de nitrogênio varia para cada procedência. Erval estabelecido com mudas propagadas por sementes e adubado com UR produz ECOM com menor relação entre massas, verde/seca.
Thesagro: Ilex paraguariensis
Espécie nativa
Nutrição
Propagação vegetativa
Progênie.
NAL Thesaurus: Plant propagation
Plant cuttings
Data Created: 2017-06-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017IvarCSETecnica.pdf328 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace