Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071438
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NECHET, K. de L.
SANTOS, T. H. F. dos
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Additional Information: KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; T. H. F. dos SANTOS, PUC-Campinas; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
Title: Efeito da concentração de inóculo na intensidade da cercosporiose em Ipomoea nil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 49., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2016. Ref. 80.
Language: pt_BR
Keywords: Corda-de-viola
Mico-herbicida
Controle inundativo
Description: Em estudos de mico-herbicidas, a otimização de parâmetros epidemiológicos é uma etapa importante na seleção do agente de controle biológico. O objetivo desse trabalho foi determinar uma concentração de inóculo de Cercospora sp. capaz de causar maior intensidade de doença em corda-de-viola, planta-alvo selecionada para estudos de controle biológico. O ensaio foi conduzido em casa-de-vegetação em delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições, sendo cada repetição duas plantas/vaso. Plantas de Ipomoea nil, com primeiro par de folhas verdadeiras expandidas, foram inoculadas com as suspensões de 0; 105; 106 e 107 conídios/mL e mantidas em câmara úmida por 24 horas. Após esse período, as plantas permaneceram em casa-de-vegetação e as avaliações do número total de folhas sadias e folhas com sintoma de doença foram realizadas durante 42 dias em intervalos semanais. A partir dos dados obtidos calculou-se a área abaixo da curva de progresso de emissão de folhas (AACPEF) e da incidência de folhas doentes (AACPIFD) e os dados obtidos foram comparados pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. A intensidade da doença, medida pela AACPIFD, foi maior em plantas inoculadas com 106 e 107 do que com 105 conídios/mL. Entretanto, apenas as plantas inoculadas com 107 conídios/mL apresentaram redução de progresso de emissão de folhas. Os demais tratamentos não diferiram da testemunha. Os resultados indicam que apenas o uso da concentração de 107 conídios/mL é capaz de causar maior intensidade de doença e desfolha em plantas de I.nil.
Thesagro: Epidemiologia
NAL Thesaurus: Ipomoea
Data Created: 2017-06-23
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016RA081.pdf53,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace