Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071441
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NECHET, K. de L.
ASSIS, M. C. de
SANTOS, T. H. F. dos
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Additional Information: KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; MARTA CAMARGO DE ASSIS, CNPMA; T. H. F. dos SANTOS, PUC-Campinas; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
Title: Micobiota associada a Ipomoea spp.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 8., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Micologia (SBMy), 2016.
Pages: p. 230.
Language: pt_BR
Keywords: Micobiota
Description: Resumo: O controle alternativo de plantas daninhas, através da estratégia de mico-herbicidas envolve o conhecimento prévio da diversidade de fungos associados às plantas-alvo. O objetivo desse trabalho foi identificar a micobiota associada às espécies de Ipomoea, conhecidas popularmente como cordas-de-viola, e invasoras com crescente importância em áreas de cana-de-áçúcar manejadas sem a queima da palhada. A coleta de plantas, com sintomas em campo, foi realizada em áreas de ocorrência da invasora no estado São Paulo, nos meses de janeiro a abril durante os anos de 2014 e 2015. As exsicatas de Ipomoea spp. foram identificadas e o material sintomático coletado foi observado em microscópio estereoscópico e ótico para identificação dos gêneros fúngicos através de chaves taxonômicas específicas. A partir das lesões foi feito isolamento indireto para obtenção de culturas puras. Os isolados foram depositados na Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental da Embrapa Meio Ambiente (CCMA). Do total coletado, 17 associações foram identificadas, mostrando-se restritas aos gêneros Bipolaris, Colletotrichum, Alternaria e Cercospora. As associações identificadas foram: Bipolaris x I. nil e I. quamoclit; Colletotrichum x I. cairica; Alternaria x I. cairica e I. quamoclit; Cercospora x I. nil, I. triloba, I. hederifolia, I. indivisa e I. grandifolia. A associação mais frequente observada foi Cercospora x I. nil. Os sintomas observados associados aos fungos Bipolaris, Colletotrichum e Cercospora foram de manchas foliares e ao gênero Alternaria o amarelecimento e queima do ápice das folhas. Com o resultado desse levantamento observou-se que o gênero Cercospora ocorre naturalmente em maior número de espécies de Ipomoea. As espécies I. quamoclit, I. hederifolia e I. grandifolia, destaques como invasoras da cana-de-açúcar, são hospedeiras dos fungos Bipolaris, Cercospora e Alternaria. Assim, na micobiota associada à Ipomoea existem fungos que podem ser explorados como promissores no controle biológico das cordas-de-viola.
NAL Thesaurus: Ipomoea
Data Created: 2017-06-23
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016RA083.pdf87,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace