Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072078
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMARAL, A. J. do
MARQUES, F. A.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
SILVA NETO, L. de F. da
NASCIMENTO, A. F. do
CUNHA, T. J. F.
Additional Information: ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; LUIS DE FRANCA DA SILVA NETO, CNPS; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CPAMT; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Title: Atributos químicos na camada superficial de solos em topossequência sob sistema de cana crua e queimada, em Coruripe-AL.
Publisher: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2016, Aracaju. Ciência do solo: integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste - anais. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros: Unit, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Topossequência
Manejo de solo.
Description: O trabalho teve por objetivo estudar a influência nos atributos químicos de solos em uma topossequência com sistema produtivo de cana-deaçúcar colhida crua e com queima no Tabuleiro, Coruripe-AL. Amostras deformadas de solo foram coletadas nas camadas de 0 ? 10; 10 ? 20 cm para determinação dos atributos pH-H2O; Corg; Al3+; Ca2+; Mg2+; Na+; K+; P; Valor T e Valor V. As amostras foram coletadas em triplicata, após a colheita (Novembro de 2014), nas posições de topo, encosta e pedimento, em área de cana crua; cana queimada e área de referência-mata (floresta subperenifólia). Os valores de pH-H2O variaram de 4,7 a 6,1, não diferiram (p>0,05), nas posições de topo (5,9 a 6,1) e pedimento (5,1 a 5,8). Na encosta (4,7 a 6,0), os valores foram superiores (p<0,05) na cana crua, nas duas camadas estudadas. Na área de topo, o cultivo com cana-de-açúcar reduziu os teores de Corg, em relação à mata, com maior percentual de redução para cana queimada. Em geral, o sistema de manejo da cultura sem despalha a fogo (cana-crua) parece ser favorável a um melhor condicionamento químico do solo para fins de nutrição das plantas com redução dos teores de Al3+, elevação do Valor T e Valor V, para topo e encosta, porém, não apresentando diferenças significativas em área de pedimento.
Thesagro: Solo
Cana de açucar
Fertilidade do Solo.
NAL Thesaurus: Sugarcane
Data Created: 2017-07-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tony2017.pdf142,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace