Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084768
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, G. D. da
MOURA, M. S. B. de
CARVALHO, H. F. de S.
SILVA, T. G. F. da
OLIVEIRA, L. D. da
Additional Information: GEOVANE DAMACENO DA SILVA, Estagiário da Embrapa Semiárido; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; HERICA FERNANDA DE SOUSA CARVALHO, Bolsista DTI; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor - UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; LEIDE DAYANE DA SILVA OLIVEIRA, Bolsista FACEPE.
Title: Relação entre: índice de área foliar, cobertura vegetal e biomassa da videira.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho foi verificar a relação do índice de área foliar (IAF) e índice de cobertura vegetal (ICV), obtidos pelos métodos direto e indireto respectivamente, com a biomassa seca da videira, em dois sistemas de condução, na região do Submédio do Vale do São Francisco. Para tanto, foram realizadas medidas de radiação fotossinteticamente ativa acima e abaixo do dossel da videira nos sistemas de condução em lira e espaldeira, por meio de um equipamento portátil ceptômetroaccupar. Simultaneamente, foi realizada a desfolha das plantas para a determinação da área foliar pelo método direto destrutivo. Os dados do campo e os dados obtidos em laboratório foram submetidos à análise de regressão. Para aquisição da biomassa seca, o material foi levado à estufa de circulação até obter peso constante. Diante dos resultados observados pôde se verificar que em ambos os sistemas de condução o método direto é indicado para estimativas de biomassa na videira. O sistema de condução em lira foi o que apresentou melhores resultados em comparação ao sistema de condução em espaldeira, tanto para o IAF quanto para o ICV.
Thesagro: Uva
Área Foliar
Biomassa
Cobertura Vegetal
NAL Thesaurus: Grapes
Data Created: 2018-01-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna13.pdf449,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace