Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084855
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BAGAGIM, J. B. C.
PEREIRA, W. de B.
SOUSA, J. S. C. de
SANTOS, M. E. P. dos
MOURA, M. S. B. de
Additional Information: JOÃO BATISTA COELHO BAGAGIM, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; WILTEMBERG DE BRITO PEREIRA, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; JOSÉ SEBASTIÃO COSTA DE SOUSA, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; MARIA ERICA PEREIRA DOS SANTOS, IF-Sertão CPZR, Petrolina, Pernambuco; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Title: Balanço hídrico climatológico normal para a estação agrometeorologica de Mandacaru localizada em Juazeiro-BA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Agricultura de sequeiro
Estação agrometeorologica de Mandacaru
Natural resource
Description: O balanço hídrico fornece a contabilidade de entradas e saídas de água em uma determinada região, tendo importância relevante para o planejamento da agricultura de sequeiro e do manejo de irrigação de áreas irrigadas. Sendo que no semiárido nordestino a agricultura de sequeiro é prevalecente, e para que a mesma tenha produções favoráveis é necessário ter um planejamento hídrico adequado. Além disso, é de suma importância o uso racional da água para um manejo eficiente, evitando assim danos como erosões, salinização e lixiviação de nutrientes. Desta forma objetivou-se com este trabalho determinar o balanço hídrico climatológico para a estação agrometeorológica convencional de Mandacaru localizada em Juazeiro-BA para o período de 1986-2015. Observou-se que a região apresenta deficiência hídrica em todos os meses, tendo quadra chuvosa compreendida entre os meses de dezembro a março.
Thesagro: Clima
Chuva
Deficiência Hídrica
Data Created: 2018-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna17.pdf257,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace