Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085241
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RÊGO, M. T. C.
BARROS, J. R. A.
ANGELOTTI, F.
COSTA, N. D.
DANTAS, B. F.
Additional Information: MAYDARA THAYLLA CAVALCANTI RÊGO, UPE; JULIANE RAFAELE ALVES BARROS, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Title: Germinação de sementes de cebola em diferentes concentrações de CO2 e temperatura
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo
Mudanças Climáticas
Onion
Description: O dióxido de carbono e a temperatura interferem no metabolismo e na germinação de sementes. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do aumento da concentração de CO2 e temperatura na germinação de sementes de cebola híbrida Predileta. O experimento foi conduzido em câmaras de crescimento com controle de temperatura, umidade, CO2 e fotoperíodo. As sementes foram plantadas em bandejas, em arranjo fatorial de 3x2 (temperatura x concentração de CO2), sendo utilizadas 4 repetições de 36 sementes. A avaliação foi realizada por meio da contagem diária das sementes germinadas, durante 12 dias. Foi avaliado a % de germinação (G), a velocidade de germinação (VG), o índice de velocidade de germinação (IVG) e tempo médio de germinação (TMG). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. O aumento da temperatura reduz a germinação e o índice de velocidade de germinação da semente híbrida de cebola Predileta. O ambiente enriquecido com CO2 influencia positivamente a germinação das sementes mantidas no regime de temperatura de 26ºC - 32ºC - 38ºC.
Thesagro: Cebola
Clima
Dióxido de carbono
Temperatura
Allium Cepa
Germinação
Data Created: 2018-01-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fran2.pdf33,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace