Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088807
Title: Estudo de caso da expansão da agricultura no município de Sinop entre 2004 e 2017 na parte inserida na sub-Bacia do Alto Teles Pires.
Authors: ZAIATZ, A. S. R.
ZOLIN, C. A.
VENDRUSCULO, L. G.
Affiliation: ANA PAULA SOUSA RODRIGUES ZAIATZ, UFMT-SINOP; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA.
Date Issued: 2017
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 234-237.
Description: O estado de Mato Grosso é considerado um centro agrícola, em escala nacional e internacional, porém, ainda são escassos estudos sobre a dinâmica de desmatamento na fronteira agrícola deste estado, e que forneça subsídios para a gestão territorial do estado e melhor planejamento das atividades agropecuárias (Domingues; Bermann, 2012). Nesse contexto, o município de Sinop apresenta intensa atividade agropecuária distribuída em praticamente toda a sua abrangência (Orlandi; Lima, 2012), que contempla áreas de Cerrado e de transição entre os biomas Amazônia-Cerrado. O Cerrado é o segundo bioma do Brasil em extensão e biodiversidade (ficando atrás somente do Bioma Amazônico) e o primeiro em termos de produção de grão (Guedes, 2012). No Bioma Cerrado, ao contrário da Amazônia, não há nenhum programa ou política de controle do desmatamento, sequer de monitoramento sistemático (Rocha et al., 2012). A análise espaço-temporal da mudança do uso e ocupação do solo possui grande importância para o planejamento agrícola e territorial dos municípios. Tal análise necessita de uma abordagem sistêmica e integrada dos fatores da paisagem, o que demanda, necessariamente, a utilização de Sistemas de Informações Geográficas e técnicas de sensoriamento remoto. Considerando o exposto, o presente trabalho teve como objetivo quantificar a expansão da agricultura do município de Sinop, na parte inserida na sub-bacia do Alto Teles Pires (ecótono Cerrado/Amazônia), entre 2004 e 2017, por meio da análise da dinâmica do uso e ocupação do solo, bem como validar os resultados obtidos por meio de 'verdades' de campo e índices de desempenho da classificação.
Thesagro: Agricultura
Cerrado
Keywords: Sub-bacia
Alto Teles Pires
Ecótono Cerrado/Amazônia
Sinop-MT
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace