Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092370
Título: Sistemas silvipastoris como estratégia de desenvolvimento sustentável para o bioma Pampa no estado do Rio Grande do Sul.
Autoria: RIBASKI, J.
RIBASKI, S. A. G.
Afiliação: JORGE RIBASKI, CNPF; Sônia A. Guetten Ribaski, Doutora em Engenharia Florestal.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SILVICULTURA, 4., 2018, Ribeirão Preto. Anais. Brasília, DF: Embrapa; Colombo: Embrapa Florestas, 2018.
Páginas: p. 237-241.
Conteúdo: Foi realizada a análise da viabilidade econômica de diferentes sistemas de produção de madeira com eucalipto (Eucalyptus grandis Hill ex. Maiden) em uma propriedade rural, no município de Alegrete, RS. A análise econômica considerou a comparação entre um sistema tradicional de pecuária da região e dois sistemas de conversão da área de pecuária para plantios homogêneos em duas densidades com 2.222 e 1.111 árvores/ha e dois sistemas silvipastoris com 1.000 e 500 árvores/ha. A análise foi realizada a partir da determinação da Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados evidenciaram que a pecuária extensiva, praticada nos moldes tradicionais da região, não apresenta viabilidade econômica. Os sistemas silvipastoris e os plantios homogêneos apresentam a possibilidade de incremento da renda com maior efi ciência que a pecuária tradicional da região. A adoção da prática de manejo com desbaste de 70% das árvores promoveu maior incremento em produtividade total de madeira do que o manejo por meio de talhadia simples.
Thesagro: Pastagem Nativa
Eucalipto
NAL Thesaurus: Eucalyptus
Palavras-chave: Avaliação econômica
Sistema Silvipastoril
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018AACJ.RibaskiEBSSistemas.pdf500,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace