Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093823
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: MAIA, G. F. N.
Additional Information: Gerbson Francisco Nogueira Maia, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Desempenho produtivo de dois grupos genéticos de bovinos de corte em pastos puros e consorciados na Amazônia Ocidental.
Publisher: 2018.
Pages: 34 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientador: Maykel Franklin Lima Sales.
Keywords: Ganado de carne
Raza de bovinos Nelore
Raza Angus
Productos del cruzamiento
Nutrición animal
Aumento de peso
Cattle productivity
Productividad ganadera
Pastoreo mixto
Pastos forrajeros
Leguminosas forrajeras
Amendoim forrageiro
Forage peanut
Cacahuetes forrajeros
Arachis pintoi cv BRS Mandobi
Description: Os pecuaristas brasileiros têm utilizado o cruzamento industrial entre raças zebuínas e taurinas com o intuito de elevar o ganho de características positivas dos animais, visando à produção de carnes nobres em locais de criação mais rústicos. Dessa maneira, avaliou-se o desempenho zootécnico de dois grupos genéticos de bovinos em pastos puros de Brachiaria humidicola e consorciados com Arachis pintoi BRS Mandobi nas condições ambientais de Rio Branco, Acre. O experimento foi realizado no período de maio a setembro de 2017, utilizando-se de 36 animais, sendo 18 Nelores e 18 cruzados meio-sangue Alberdeen Angus x Nelore (1/2 AN), recém-desmamados, não-castrados com idade e peso iniciais de 10 meses e 230 kg. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, sendo dois grupos genéticos e dois tipos de pasto (puro e consorciado) com três repetições para avaliação das variáveis relacionadas aos piquetes determinando, dessa forma, os índices zootécnicos dos animais da raça Nelore e dos produtos do cruzamento industrial 1/2 AN, além de avaliar o valor nutritivo dos pastos puros e consorciados. O manejo utilizado garantiu qu a DMST fosse suficiente para não restringir o consumo do animal em ambos os pastos, mantendo uma disponibilidade de matéria seca maior que 4.000 kg/ha. A presença do amendoim forrageiro reduziu para 45,07% o crescimento de plantas daninhas quando comparado ao pasto puro. Para a concentração de ureia no plasma, observou-se diferença significativa entre os pastos e raça, sendo que a maior delas foi encontrada em animais do pasto puro. O ganho médio diário (GMD) e produtividade animal dos pastos consorciados foram superiores aos pastos puros e, além disso, os animais 1/2 AN do pasto em consórcio obtiveram ganhos superiores aos demais tratamentos, representando acréscimo de cerca de 80% no GMD, quando comparados aos Nelores em pasto puro. O cruzamento industrial e o consórcio de pastagens apresentam-se como tecnologias que podem agregar ganhos aos pecuaristas, além de favorecer o uso inteligente do ambiente amazônico, uma vez que essa combinação expressa resultados superiores aos obtidos convencionalmente.
Thesagro: Gado de Corte
Gado Nelore
Gado Polled Angus
Gado Mestiço
Nutrição Animal
Ganho de Peso
Produtividade
Pastagem Consorciada
Gramínea Forrageira
Capim Quicuio
Brachiaria Humidicola
Leguminosa Forrageira
NAL Thesaurus: Beef cattle
Nellore
Angus
Crossbreds
Animal nutrition
Weight gain
Mixed grazing
Forage grasses
Urochloa humidicola
Forage legumes
Data Created: 2018-08-02
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26668.pdf397,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace