Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094601
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: FERRAZ JUNIOR, R. S.
Additional Information: REINIVALDO SERGIO FERRAZ JUNIOR, CPATSA.
Title: Indicadores de qualidade de solo em área cultivada com gliricídia e palma forrageira em Sistema Biossalino no Semiárido Nordestino.
Publisher: 2018.
Pages: 88 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Semiárido) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientado por Paulo Ivan Fernandes Júnior, Embrapa Semiárido; co-orientado por Diana Signor Deon, Embrapa Semiárido.
Keywords: Indicadores de qualidade do solo
Agricultura biossalina
Atributos do solo
Remediação do solo
Description: O solo é um recurso natural dinâmico e vivo que suporta o balanço global do ecossistema e a produção de alimentos. Sua qualidade pode ser avaliada pela sua capacidade de funcionar para sustentar e promover a produtividade biológica, assim como manter a qualidade ambiental, que pode ser estudada pelos indicadores químicos, físicos e biológicos. A busca pela produção de alimentos no solo do semiárido nordestino torna-se cada vez mais complexa com um regime de chuvas por volta de 550 mm anuais e que apresenta intermitência, chegando a anos que registram índices semelhantes ao de regiões áridas. Assim, a água fornecida pelas vias pluvial e fluvial fica mais escassa. Faz-se necessário buscar alternativas para sustentar a produtividade agrícola, em uma região economicamente dependente da agricultura. Uma delas é utilizar águas com concentrações elevadas de sais para a produção de plantas forrageiras, como a palma e a gliricídia. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de diferentes lâminas de água salina(0 mm; 451 mm; 720 mm e 871 mm) na irrigação de áreas cultivadas com Gliricídia sepium e Opuntia stricta no Semiárido, sobre atributos do solo, utilizando como estratégia aplicar diferentes doses de matéria orgânica (0, 15, 30 e 45 t ha-1) a ele. Duas coletas de solo foram realizadas representando os períodos seco e chuvoso na camada 0-10 cm para analisar a fertilidade do solo (pH, CE, C, N, P, K, Na, Ca, Mg, H+Al, Al, SB, V%) e a microbiologia do solo (CBM, C_CO2, qCO2e qMIC). A água utilizada na irrigação apresentou Condutividade Elétrica (CE) de 3,82 dS m-1na média dos 18 meses de experimento, sendo classificada como C4S1. Quanto aos atributos químicos, houvediferenças em relação às duas áreas experimentais (AE): 1) O solo da gliricídia apresentou depreciação dos fatores microbiológicos do solo, mesmo com a aplicação das doses de matéria orgânica (MO), entretanto faz-se necessário um estudo a longo prazo para determinar se o baixo regime pluvial da região na época do experimento pode ter prejudicado os resultados do período chuvoso; 2) As doses de MO de 30 e 45 t ha-1, combinadas com as lâminas 719,7 e 871,9mm, foram capazes de mitigar os efeitos tóxicos da aplicação de água salina ao solo, indicando que a água biossalina pode ser uma alternativa se houver manejo correto do solo na plantação de palma forrageira.
Thesagro: Solo
Salinidade
Matéria Orgânica
Palma Forrageira
Gliricidia
Solo Salino
NAL Thesaurus: Opuntia stricta
Data Created: 2018-08-28
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace