Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095572
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: ALBUQUERQUE, J. G. de
Additional Information: JOANAYLLA GOMES DE ALBUQUERQUE.
Title: Estádio de maturação para a colheita, métodos para a remoção da adstringência e uso de coberturas pós-colheita para caquis produzidos no Vale do São Francisco.
Publisher: 2018.
Pages: 96 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientado por Sergio Tonetto de Freitas, Embrapa Semiárido.
Keywords: Armazenamento refrigerado
Amadurecimento
Vale do São Francisco
Description: O caquizeiro (Diospyros kakiL.) é uma espécie de clima subtropical que vem mostrando grande potencial produtivo em condições irrigadas no semiárido. Nessas condições a colheita pode ser programada para qualquer época do ano, podendo suprir o mercado interno na entressafra, proporcionando melhores preços para os produtores além de possibilitara diversificação de culturas na região. O presente trabalho teve como objetivos identificar o ponto ideal de colheita, métodos para a remoção da adstringência e técnicas de armazenamento eficientes na manutenção da qualidade de caquis produzidos nas condições de cultivo do Vale do São Francisco. No 1º estudo, caquis Rama Forte foram colhidos em dois ciclos de produção nos estádios de maturação indicado pela coloração da epiderme com média de ângulo huehº= 86,9, 67,3 e 53,9 e hº=86,7, 75,2 e 55,9 no 1º e 2º ciclo, que indicam coloração verde, laranja e laranja intenso, respectivamente. A pós a colheita, os frutos foram armazenados a 0ºC com umidade relativa de 80-90% por 90 dias. No 2º estudo, caquis Rama Forte foram colhidos e submetidos ao processo de remoção de adstringência mediante exposição ao fluxo contínuo (100 ml min-1) de ar ambiente (controle), CO2 e N2 em recipientes de 10L hermeticamente fechados por 16, 24 e 32 horas. No 3º estudo, caquis Rama Forte e Costata foram colhidos e tratados com água, cera de carnaúba (20%), cloreto de cálcio (2%), ácido Giberélico (500 μl.L-1), e quitosana (0,2%). Após a aplicação das coberturas, os frutos foram armazenados a 0°C por 120 dias. De acordo com os resultados obtidos no 1º estudo, ao final do armazenamento os frutos colhidos nos três estádios de maturação apresentaram os valores de firmeza aptos para comercialização. O conteúdo de matéria seca e a relação SS/AT foi maior nos frutos colhidos com a coloração da epiderme laranja e laranja intenso. No 2º estudo, os resultados mostram que o uso do CO2 para a remoção da adstringência aumentou a taxa respiratória dos frutos e diminuiu a firmeza de polpa, enquanto o N2 diminuiu a taxa respiratória e manteve maior firmeza de polpa dos frutos. Os teores de taninos poliméricos, oligoméricos, dímeros e totais diminuíram em média 97, 99, 97 e 95%, respectivamente, em frutos tratados com CO2 ou N2, os quais receberam as maiores notas para sabor global e doçura e menores notas para adstringência na análise dos consumidores. O uso de coberturas apresentou pouco efeito sobre os parâmetros de qualidade de caquis Costata e Rama Forte. Desta forma, conclui-se que caquis Rama Forte colhidos com coloração da epiderme laranja apresentam melhor conservação da qualidade durante o armazenamento. O uso CO2 e N2durante 16hs é eficiente na remoção da adstringência de caquis, assim como o uso de N2 preserva a firmeza de polpa dos frutos. O uso das coberturas foi ineficiente na conservação da qualidade pós-colheita de caquis Costata e Rama Forte produzidos no Vale do São Francisco.
Thesagro: Caqui
Pós-Colheita
Destanização
NAL Thesaurus: Diospyros kaki var. sylvestris
Postharvest technology
Persimmons
Data Created: 2018-09-13
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAOJOANAYLLA.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace