Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102755
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BERNDT, A.
MÉO FILHO, P. de
SAKAMOTO, L. S.
MORELLI, M.
Additional Information: ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; Paulo de Méo Filho, USP, FZEA; Leandro Sannomiya Sakamoto, USP, FZEA; Marcela Morelli, USP, FMVZ.
Title: Técnicas para mensurar emissão de metano em bovinos.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES NO CERRADO, 4., Uberlândia, MG. Anais... Uberlândia, MG: FAMEV UFU, 2018.
Pages: p.71-82.
Language: pt_BR
Notes: Uberlândia-MG, 12 e 13 de abril de 2018.
Keywords: Gases de efeito estufa
Bovinocultura de corte
Fermentação entérica
Hexafluoreto de enxofre
Metano entérico
Ruminantes
Description: Na evolução da humanidade a produção pecuária sempre assumiu papel importante no desenvolvimento das civilizações até como hoje são conhecidas. Com o aumento progressivo da população mundial, este setor é exposto a novas barreiras e desafios, para que possa contribuir significativamente com a crescente demanda por alimentos. Outro enfoque que traz preocupação ao se tratar desta questão, são os impactos causados com o uso da terra e emissão de gases de efeito estufa. No caso de animais ruminantes a maior preocupação é em relação as emissões de gás metano, pois representam cerca de 22% das emissões de metano globais produzidas por fontes antrópicas. A compreensão acerca dos processos de emissão de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária se faz cada vez mais importante, sendo fundamental a mensuração e quantificação do metano entérico emitido em diferentes sistemas de produção, a pasto ou em confinamento. Estudos sobre as emissões de GEEs na agropecuária são fundamentais para a elaboração de inventários nacionais, definição de novas prioridades de pesquisa, aprimoramento de metodologias e estabelecimento de estratégias de mitigação, de forma a auxiliar o setor pecuário a aumentar sua produção em harmonia com a sociedade e o meio ambiente. Este capítulo dedica-se a explanar as diferentes metodologias disponíveis para quantificar a emissão de metano entérico de ruminantes em geral, apresentando vantagens, desvantagens e aplicação de cada uma.
Data Created: 2019-01-02
ISBN: 978-65-80045-00-6
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnicasMensurarEmissao.pdf225,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace