Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127746
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAIO, A. M. D. de
Additional Information: ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPPSE.
Title: Abraços digitais, cartas e crachás humanizados: interfaces entre midiatização e comunicação face a face em tempos de pandemia.
Publisher: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MIDIATIZAÇÃO, 4., São Leopoldo, RS. Anais... São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2020. v. 1, n. 4.
Pages: 19 p.
Language: Portugues
Keywords: Midiatização
Comunicação face a face
Pandemia
Description: Em 2020, a suspensão de visitas presenciais aos hospitais, motivada pela necessidade de isolamento social como medida de controle da transmissão da Covid-19, inviabilizou a comunicação face a face entre pacientes e seus familiares. Como alternativa para reestabelecer as conexões, dois hospitais e uma ONG selecionadas para este estudo institucionalizaram projetos de comunicação para aproximar esses sujeitos. Esta pesquisa avalia três iniciativas que envolvem a comunicação de pacientes internados durante a pandemia no Brasil: o projeto Conexões do Cuidar, idealizado pela ONG ImageMagica; a leitura de cartas para pacientes da Santa Casa de Sertãozinho (SP); e o projeto Cartas Terapêuticas, do hospital Santa Catarina, da capital paulista. O objetivo é refletir sobre as interfaces da comunicação presencial e das interações mediadas por tecnologias no contexto da sociedade midiatizada. Para aprofundar a análise, optou-se pelo delineamento do estudo de caso (Yin, 2001), com seleção intencional das experiências. A análise de material jornalístico e a pesquisa bibliográfica foram complementadas com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis. A fundamentação teórica sobre comunicação face a face apresenta contribuições de Schutz (1979) e Marcondes Filho (2004, 2010), enquanto abordagens relevantes sobre midiatização proveem de Hjarvard (2012), Braga (2006, 2012) e Sodré (2002, 2006). Estudos sobre a atuação de profissionais de saúde também foram consultados.
Data Created: 2020-12-07
ISSN: 2675-4290
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbracosDigitaisCartas.pdf268,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace