Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132105
Título: Vigor de sementes e adubação nitrogenada na produtividade e qualidade fisiológica de sementes de trigo.
Autoria: BAZZO, J. H. B.
GARCIA, E. B.
MARINHO, J. de L.
GOMES, D.
SILVA, S. R.
ZUCARELI, C.
Afiliação: JOSÉ HENRIQUE BIZZARRI BAZZO, Docente, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.
EMANUELI BASTOS GARCIA, Doutorando, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. *E-mail do autor correspondente: ebastosgarcia@gmail.com
JÉSSICA DE LUCENA MARINHO, Doutorando, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.
DIOGO GOMES, Mestrando, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.
SERGIO RICARDO SILVA, CNPT
CLAUDEMIR ZUCARELI, Docente, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.
Ano de publicação: 2021
Referência: Revista Cultura Agronômica, v. 30, n. 1, p. 39-50, abril 2021.
Conteúdo: A utilização de sementes de qualidade, associada à adubação nitrogenada aplicada em doses e momentos adequados, pode aumentar a produtividade e o potencial fisiológico das sementes produzidas. Neste sentido, objetivou-se avaliar o efeito do vigor de sementes utilizadas na semeadura associado a combinações de doses e épocas de aplicação de nitrogênio sobre a produtividade e a qualidade fisiológica de sementes de trigo. O experimento foi conduzido com a cultivar BRS Gralha-Azul, sob delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 2x7, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em dois níveis de vigor de sementes (alto e baixo) associados a sete combinações de doses e aplicação da adução nitrogenada (N1- sem N; N2- 40 kg ha-1 de N no perfilhamento; N3- 80 kg ha-1 de N no perfilhamento; N4- 40 kg ha-1 de N na semeadura; N5- 80 kg ha-1 de N na semeadura; N6- 40 kg ha-1 de N na semeadura e 40 kg ha-1 de N no perfilhamento; N7- 20 kg ha-1 de N na semeadura e 60 kg ha-1 de N no perfilhamento). Foram avaliados: germinação, primeira contagem da germinação, comprimento e massa seca de plântulas, emergência de plântulas em areia, índice de velocidade e emergência, condutividade elétrica, massa de mil sementes e produtividade de sementes. A adubação com 20 kg ha-1 de N na semeadura e 60 kg ha-1 de N no início do perfilhamento foi o mais eficiente para a produção de sementes vigorosas da cultivar BRS Gralha-Azul. Sementes com alto vigor apresentam melhor potencial fisiológico. Os níveis de vigor de sementes e as combinações de épocas de aplicação e doses de nitrogênio não alteram a produtividade da cultura e a massa das sementes produzidas.
Thesagro: Triticum Aestivum
Germinação
Palavras-chave: Desempenho de plântulas
Doses de nitrogênio
Potencial fisiológico
Digital Object Identifier: 10.32929/2446-8355.2021v30n1p39-50
Notas: Empregado da Embrapa Trigo na época da publicação.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bazzo.et.al.2021.Rev.Cultura.Agron-Vigor.sem..Trigo.UEL.pdf445,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace