Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132547
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: MAESTRI, M. P.
Additional Information: MAYRA PILONI MAESTRI.
Title: Análises e contribuições para o manejo florestal comunitário do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola Jatobá, Anapu, Pará.
Publisher: 2021.
Pages: 85 f.
Language: Portugues
Notes: Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA. Orientador: Ademir Roberto Ruschel; Coorientador: Roberto Porro - CPATU.
Keywords: PDS
Vouacapoua americana Aubl
Espécie protegida
Potencial econômico
Projeto de Desenvolvimento Sustentável
Description: Estudos sobre a florística e a estrutura fitossociológica auxiliam na compreensão do funcionamento dos ecossistemas mediante o manejo florestal. Se norteado em bases sustentáveis, o manejo comunitário contribui para a conservação das florestas, aliado ao ganho econômico para comunidades tradicionais e de agricultores familiares da Amazônia. Este trabalho teve por objetivando estimar as alterações na composição, diversidade e estrutura florística de um fragmento florestal de 545,3 hectares no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá após aplicado a exploração florestal autorizada (Aufef) e analisar cenários para o manejo do Acapu (Vouacapoua americana Aubl.). A exploração alterou o valor de cobertura das espécies e estatisticamente significativa os índices de diversidade e a estrutura da distribuição diamétrica. Por outro lado, manteve-se alta diversidade de táxons, distribuição equitativa ?J? Pielou, similaridade florística superior a 93% e distribuição diamétrica em ?J? invertido. Mesmo com as boas práticas do manejo comunitário realizado pelos assentados do PDS, o mesmo não demonstrou ser sustentável ecologicamente devido à pressão de exploração de um reduzido número de espécies. Foi observado, tanto antes como após a exploração, a predominância do acapu, importante espécie comercial protegido por lei e não foi explorada. A análise de cenários para a exploração da espécie indicou que sua população apresentou aptidão ao manejo para comercialização de estacas lapidadas, utilizando mão de obra local, identificado como cenário mais rentável, enquanto a venda de toras resultou inviável economicamente. O manejo comunitário do acapu deve ser considerado nas políticas de fomento e na tomada de decisão sobre a gestão de recursos florestais em áreas onde sua ocorrência seja ampla.
Thesagro: Exploração Florestal
Acapu
Data Created: 2021-06-24
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analises-e-contribuicoes-para-o-manejo-florestal-comunitario..Mayra-Piloni.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace