Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138442
Title: Atividade in vitro de nanopartículas de zinco contra agentes patogênicos de peixes.
Authors: CARVALHO, A. S.
MENEZES, S. A.
SANTOS, H. L.
SANTANA, F. S. de
SANTOS, J. M. F.
SANTOS, C. C. M.
FUJIMOTO, R. Y.
Affiliation: AMANDA SILVA CARVALHO; SHIRLEY AVILA MENEZES; HUGO LEANDRO SANTOS; FABRICIO SA DE SANTANA; JESSICA MARIA FONTES SANTOS; CINDY CAROLINE MOURA SANTOS; RODRIGO YUDI FUJIMOTO, CPATC.
Date Issued: 2021
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021.
Pages: p. 10-13.
Description: O objetivo foi avaliar in vitro os efeitos da nanopartícula de zinco (NPZnO-Q), nos principais patógenos de peixe. Pela impossibilidade de realizar o experimento com todos os patógenos devido a pandemia, foram avaliados também um nanocomposto de zinco e o extrato de aroeira vermelha sobre os patógenos bacterianos Aeromonas hidrophyla e Streptococcus agalactiae. Inicialmente, foi sintetizada a NPZnO-Q, produzida pelo método químico utilizando como agente oxidante o acetato de zinco dihidratado. O nanocomposto foi produzido pela síntese verde com o extrato etanólico de aroeira e este último foi obtido pela maceração estática das folhas. Para os testes de cada composto, foram avaliadas 4 concentrações (1, 5, 10 e 15 mg/L), um controle positivo (antibiótico) e um controle negativo (água destilada) em triplicata, sendo então avaliados os halos de inibição durante 48h. A NPZnO-Q não apresentou efeito em ambas as bactérias. Entretanto, o extrato de aroeira (10 mg/L e 15 mg/L) e o nanocomposto (15 mg/L) apresentaram efeito contra a A. hydrophila, e somente o nanocomposto (15 mg/L) apresentou efeito sobre S. agalactiae. Assim, conclui-se que o nanocomposto e o extrato de aroeira são mais eficientes que a NPZnO-Q no controle dos agentes patogênicos.
Thesagro: Peixe
Patógeno
Keywords: Nanotecnologia
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atividade-in-vitro.pdf176,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace