Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138448
Title: Avaliação da toxicidade aguda de nanopartícula de prata em tambaqui.
Authors: MENESES, S. A.
CARVALHO, A. S.
SANTANA, F. S.
SANTOS, H. L.
SANTOS, J. M. F.
MENESES, J. O.
FUJIMOTO, R. Y.
Affiliation: SHIRLEY AVILA MENESES; AMANDA SILVA CARVALHO; FABRICIO SA SANTANA; HUGO LEANDRO SANTOS; JESSICA MARIA FONTES SANTOS; JULIANA OLIVEIRA MENESES; RODRIGO YUDI FUJIMOTO, CPATC.
Date Issued: 2021
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021.
Pages: p. 27-30.
Description: O objetivo do presente estudo foi avaliar a toxidade aguda de nanopartículas de prata em tambaqui Colossoma Macropomum. Para isso, foi realizada a síntese da nanopartícula de prata com 300mg de nitrato de prata dissolvido em 5 mL de água destilada. Em seguida, esta solução foi adicionada outra solução contendo 95mL de álcool polivinílico sob agitação constante em temperatura de 80 ºC. Para os ensaios de toxicidade, foi conduzido um experimento em sistema estático, em um delineamento inteiramente casualizado (DIC) com cinco concentrações de AgNP T1 (0,0625 mg/L), T2 (0,125 mg/L), T3 (0,1875 mg/L), T4 (0,250 mg/L), T5 (0,3125 mg/L) e três repetições. Também foi avaliado o sangue dos peixes moribundos e de todos ao final do experimento (duração total de 96 horas). O resultado obtido para concentração letal média (CL50-96h) foi de 0,165 mg/L (limite inferior de 0,141 mg/L e limite superior de 0,189 mg/L). O tratamento com maior concentração de nanopartículas também apresentou os maiores valores de glicose, proteína plasmática e eritrócitos. A nanopartícula de prata apresentou toxicidade classificada como alta para o tambaqui.
Thesagro: Peixe
Tóxico
Tambaqui
Keywords: Nanopartícula
Prata
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-da-toxidade.pdf121,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace