Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140355
Título: Aporte de nitrogênio via serapilheira em plantios mistos de Eucalipto e Acácia na região de transição entre os biomas cerrado e floresta amazônica.
Autoria: PEREIRA, M. C.
BEHLING, M.
MATOS, E. da S.
BOTIN, A. A.
CAMARGO, D.
RAISER, A. L.
OLIVEIRA, I. R. de
GONÇALVES, J. L. de M.
BOUILLET, J. D.
Afiliação: MURILO CAMPOS PEREIRA, UFMT, Sinop-MT; MAUREL BEHLING, CPAMT; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; ANDRÉIA ALVES BOTIN, UFMT, Cuiabá-MT; DIEGO CAMARGO, UFMT, Sinop-MT; ALEXIA LORENZI RAISER, UFMT, Sinop-MT; IVANKA ROSADA DE OLIVEIRA, USP-ESALQ, Piracicaba-SP; JOSÉ LEONARDO DE MORAES GONÇALVES, USP-ESALQ, Piracicaba-SP; JEAN-PIERRE DANIEL BOUILLET, CIRAD, Piracicaba-SP.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 199-202.
Conteúdo: O eucalipto é o gênero mais plantado no mundo. De forma geral os plantios se caracterizam por constituírem maciços florestais homogêneos, de ciclos de cortes curtos e rotações sucessivas. Nos últimos anos esses sistemas de cultivo têm sido questionados quanto à sustentabilidade, uma vez que as elevada exportações de nutrientes e depleção dos estoques de nitrogênio (N) do solo, fazem com que se torne cada vez mais difícil aumentar ou manter a produtividade nesses plantios após sucessivas rotações (Bini et al., 2013; Epron et al., 2013). A reposição do N exportado com a colheita da biomassa por meio da fertilização mineral é uma atividade muito onerosa e pouco se sabe a respeito das perdas por volatilização da amônia, emissão de óxidos de nitrogênio e lixiviação de nitratos, que podem comprometer a qualidade ambiental das áreas, a rentabilidade e a produtividade das futuras rotações (Fisher; Binkley, 2000; Laclau et al., 2008). Nesse contexto, os plantios mistos surgem como alternativa de reposição de N através do plantio do eucalipto em consórcio com leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio, sendo a Acacia mangium uma das espécies mais utilizadas nesses plantios (Brockerhoff et al., 2013; Santos et al., 2017). A presença do N no solo, sob formas orgânicas ou minerais disponíveis para as plantas está vinculada à qualidade e quantidade dos resíduos vegetais aportados ao solo (Pegoraro et al., 2016). Diante disto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o aporte de nitrogênio via serapilheira em dois arranjos de plantio misto de E. urograndis e A. mangium, para verificar o potencial desses sistemas na ciclagem desse nutriente.
Thesagro: Nitrogênio
Serapilheira
Eucalipto
Acácia
NAL Thesaurus: Eucalyptus
Acacia mangium
Palavras-chave: Plantio misto
Bioma cerrado
Floresta amazônica
Aporte de nitrogênio
Sinop-MT
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace