Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140985
Title: Seleção e aplicação da microbiota amazônica no desenvolvimento de soluções para controle de Ralstonia solanacearum em tomateiro (Solanum lycopersicum L.).
Authors: MONTEIRO, G. P.
CANIATO, F. F.
HANADA, R. E.
SILVA, G. F. da
Affiliation: GERSIMAR PEREIRA MONTEIRO, INPA; FERNANDA FÁTIMA CANIATO, UFAM; ROGÉRIO E. HANADA, INPA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Date Issued: 2022
Citation: In: SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 1., 2022, Manaus. Anais [recurso eletrônico]: resumos expandidos. Manaus: EDUA, 2022.
Pages: p. 16.
Description: O tomateiro (Solanum lycopersicum L.) pertence à família Solanaceae e é originário da região andina, compreendendo Peru, Bolívia e Equador (1). É a hortaliça mais consumida no mundo, além de ser fonte de antioxidantes, como o licopeno (2;4). A produção do tomate pode ser comprometida por diversas doenças, entre estas, a murcha bacteriana causada por R. solanacearum, considerada uma das principais doenças que limitam a produtividade em regiões tropicais, principalmente no Amazonas (5). Neste contexto, a busca envolvendo a utilização de microrganismos antagonistas têm mostrado potencial quanto a sua utilização para o controle de doenças (7). E o controle biológico de fitopatógenos pode ocorrer por diferentes mecanismos, tais como a coprodução de antibióticos, o parasitismo, a competição pelo espaço físico e/ou a indução de resistência ao ataque de patógenos (3). Embora R. solanacearum seja um importante patógeno do tomateiro no Brasil, ainda é escassa a utilização de microrganismos antagonistas eficientes no controle desta doença (6). Portanto, esta pesquisa visou selecionar, identificar e avaliar in vitro e in planta bactérias antagonistas com potencial para desenvolvimento de bioinsumos que contribuam para o desenvolvimento agrícola sustentável.
Thesagro: Tomate
Doença de Planta
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anais-SBUFAM-p16.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace