Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175403
Title: Aptidão climática da cultura do sorgo para o estado de Alagoas.
Authors: BARROS, A. H. C.
VAREJÃO-SILVA, M. A.
TABOSA, J. N.
SILVA, A. B. da
Affiliation: ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; MÁRIO ADELMO VAREJÃO-SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; JOSÉ NILDO TABOSA, INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS.
Date Issued: 2015
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 19., 2015, Lavras. Agrometeorologia no século 21: o desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros: anais. Lavras: UFLA, 2015. p. 1353-1358
Description: Este trabalho apresenta a aptidão climática do estado de Alagoas para cultura do sorgo. O estudo foi desenvolvido pela Embrapa Solos UEP Recife, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas. O objetivo foi gerar informações para subsidiar o planejamento do uso das terras do estado. No que se refere à metodologia, foram utilizados procedimentos diferentes dos tradicionalmente adotados nos zoneamentos climáticos, os quais se baseiam nas médias históricas dos totais mensais de chuva. Nesta nova abordagem, três cenários pluviométricos foram considerados: anos secos, anos regulares e anos chuvosos, com base nas séries históricas de dados de chuva, as quais representam a variabilidade natural do regime pluviométrico. A ideia é que um dos cenários pluviométricos disponibilizados seja adotado pelo usuário, em função dos prognósticos de previsão pluviométrica publicados antecipadamente pelos núcleos de meteorologia. Esta nova abordagem climatológica é especialmente importante nos ambientes semiáridos do Nordeste do Brasil, onde são grandes as variações anuais nas precipitações pluviométricas. Observou-se que nos anos considerados secos a deficiência hídrica restringe o cultivo no semiárido de Alagoas. Porém, nesse cenário o sorgo sofre menor restrição para seu cultivo em função da maior tolerância às condições de deficiência hídrica. Em anos com chuvas regulares, cerca de 50% da área do estado não apresenta restrições climáticas para a cultura. Apesar dos anos chuvosos apresentarem boas condições climáticas para o cultivo do sorgo, parte da região da Zona da Mata e do Litoral do estado pode apresentar moderado excesso hídrico.
Thesagro: Zoneamento Climático
Climatologia
Keywords: Cenários
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aptidao-climatica-da-cultura-do-sorgo-2015.pdf221.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace