Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12797
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORSOLETO, R. V.
WATANABE, M. A.
Additional Information: R. V. MORSOLETO, EMBRAPA-CNPMA; MARIA AICO WATANABE, CNPMA.
Title: Efeito do plantio direto, aplicação de miral e uso de subsolagem na incidência de inimigos naturais em cultura de feijão em Guaíra-SP.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
Pages: p.103
Language: pt_BR
Description: As aranhas, juntamente com Cycloneda sanguínea, Chrysoperia externa, Callida sp, Nabis sp., Zelus sp. e Podisus nigrispinus constituem importantes agentes de controle das pragas da cultura de feijão na região de Guaíra-SP. Este experimento teve como objetivo avaliar o efeito do plantio direto e uso do nematicida Miral e subsolagem na população de inimigos naturais da parte aérea e subterrânea dessa cultura. A avaliação foi feita quando a cultura estava no estagio R8 (enchimento das vagens), sendo os tratamentos aplicados: PC (plantio convencional), PCM (planto convencional com aplicação de Miral), PCS (plantio convencional com uso de subsolagem no preparo do solo), PCSM (plantio convencional com uso de Miral e subsolagem), PD (plantio direto), PCM (plantio direto com uso de Miral), PDS (plantio direto com subsolagem) e PDSM (plantio direto com uso de Miral e subsolagem); cada tratamento teve 4 repetições. Para inimigos naturais da parte aérea, as medias dos tratamentos foram os percentuais de 10,52, 18,75, 16,04, 19,71, 19,75, 15,86, 13,21 e 15,29, respectivamente. Para os inimigos naturais de pragas subterrâneas foram obtidos os percentuais de 0,0, 8,82, 6,12, 8,69, 4,17, 1,55, 0,0 e 0,62, respectivamente. Observa-se que no plantio convencional a aplicação de Miral e o uso de subsolagem bem como a interação entre ambos tiveram efeito benéfico sobre os inimigos naturais, causando o aumento dos mesmos quando comparados com a testemunha (PC). Ja para os tratamentos com uso de plantio direto, tanto a subsolagem como a aplicação de Miral e a interação de ambos prejudicou os inimigos naturais.
Thesagro: Plantio Direto.
Data Created: 1998-04-02
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997PL019WatanabeEfeito3391.pdf486,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace